Comung prorroga edital de chamada de propostas de pesquisa

Postado em 19/12/2013 14h10min

Por -

O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) recebe, até 10 de janeiro de 2014, propostas de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica, visando a aumentar a competitividade e a capacidade de agregação de valor dos diversos setores da economia gaúcha. O Comung se propõe a selecionar e apoiar pesquisas que aumentem os padrões de renda e bem-estar da população, dinamizando seus padrões culturais e contribuindo para o fortalecimento da cidadania ativa.

Serão aceitas propostas de pesquisa em 5 diferentes áreas: Tecnologias de produção e gestão voltadas à sustentabilidade da produção agropecuária, com ênfase em pequena e média propriedade; Desenvolvimento e inovação de produtos e processos nas Indústrias Criativas; Inovação e desenvolvimento em processos e gestão de empreendimentos de economia associativa; Pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos em tecnologias emergentes e suas aplicações e Inovação pedagógica do ensino de graduação, com ênfase nas áreas tecnológicas e de engenharias.

Os interessados devem preencher formulário de inscrição e enviar documento de apoio de sua instituição através do site www.comung.org.br. No site, também está disponível o edital completo e demais informações. Serão aceitas inscrições de pesquisadores e docentes de instituições associadas ao Comung. A participação de pesquisadores de instituições não filiadas ao Comung será admitida na condição de consultoria, devendo, para tal, ser justificada. Mais informações pelo e-mail comung@comung.org.br.

Cronograma:

10/01/2014: Limite para submissão das propostas e documentos

07/02/2014: Data limite para análise e julgamento

11/02/2014: Data para a divulgação preliminar dos resultados no site do Comung

18/02/2014: Data limite para interposição de recursos

28/02/2014: Divulgação final dos resultados

Saiba mais:

O Comung é o maior sistema de Educação Superior em atuação no Rio Grande do Sul, sendo integrado por 15 instituições que congregam mais de 40 câmpus universitários, abrangem mais de 380 municípios em suas áreas de influência e possuem em torno de 200 mil alunos de graduação e pós-graduação. Fazem parte do Comung: Feevale, IPA, Pucrs, UCPel, UCS, Unicruz, Unifra, Unijuí, Unisc, Unisinos, Unilasalle, Univates, UPF, Urcamp e URI.

Elise Bozzetto