Professora receberá bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico do CNPq

Postado em 09/01/2014 11h02min

Por Tamara Bischoff

A professora da Univates doutora Simone Stülp passará a receber bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), destinada a pesquisadores que se destacam entre seus pares, valorizando sua produção científica segundo critérios normativos.

Para a professora, este é um reconhecimento ao trabalho que vem sendo realizado em sua trajetória acadêmica. “Como pesquisadores, sempre buscamos a concretização de nossos projetos. Este foi o quinto ano que encaminhei projeto para concorrer a esta bolsa, então percebo nessa seleção também o amadurecimento de minha formação como pesquisadora. Além disso, fico feliz em poder contribuir para o nosso Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento, para o Parque Tecnológico Tecnovates e para a própria Univates como instituição de ensino”, afirma Simone.

Aprovado para a área de Tecnologias Ambientais, seu projeto, intitulado “Conjugação de processo oxidativo avançado e eletrodiálise no tratamento de Efluentes provenientes do Tingimento de Gemas – Proposta de Tecnologia Limpa versus Reuso”, é parte de uma pesquisa que a docente vem desenvolvendo na Univates. Integram sua equipe de pesquisa as doutorandas em Ambiente e Desenvolvimento Fernanda Sindelar, bolsista Fapergs, e Maria de Lourdes Magalhães, bolsista Capes, cujas teses estão sendo desenvolvidas junto a empresas da região. O objetivo do projeto é que ao final de três anos, tempo de duração da bolsa, tenha-se um protótipo de um sistema de tratamento de efluentes.

Simone é graduada em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria, possui mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais - Departamento de Materiais e doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora titular da Univates, coordenadora científica do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari – Tecnovates.

Critérios de seleção

Os critérios de avaliação para a Bolsa de Produtividade incluem produção escrita; mérito da proposta de suas ações em divulgação científica; relevância, originalidade e repercussão da produção de divulgação científica do candidato; coordenação ou participação em projetos, redes e/ou outras iniciativas de divulgação científica, incluindo gestão de museus e centros de ciência; formação de recursos humanos para a divulgação científica e/ou educação em ciências e/ou atividades profissionais afins, em qualquer nível; participação em atividades de gestão científica e acadêmica; inserção internacional do proponente; participação como editor científico; produção tecnológica e interação com o parque produtivo.

Texto: Tamara Bischoff

Dra. Simone Stülp está entre os novos bolsistas de Produtividade do CNPq