Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Professor da Univates defende tese de doutorado sobre saneamento básico e saúde no Vale

Postado em 17/01/2014 14h21min

Por Nicole Morás

O professor Glademir Schwingel é o mais novo doutor do corpo docente da Univates. Sua tese, intitulada “Problemas socioambientais e saúde no Vale do Taquari (RS): os atores sociais do campo da saúde e as políticas”, foi defendida na última quinta-feira, dia 16, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unisinos. O trabalho teve orientação do doutor em Sociologia pela USP Aloísio Ruscheinsky, que integrou a banca examinadora juntamente com os professores Ricardo Burg Ceccim (UFRGS), Soraya Vargas Cortes (UFRGS), José Rogério Lopes (Unisinos) e José Luiz Bica de Mélo (Unisinos).

De acordo com Schwingel, sua pesquisa investigou 24 planos municipais de saúde do Vale do Taquari com o objetivo de verificar até que ponto os Conselhos Municipais de Saúde e as Secretarias de Saúde se preocupam com o saneamento básico, uma vez que os resíduos sólidos, o esgoto sanitário e as condições da água influenciam na saúde. “Com estudo de campo e análise do assunto tratado pela mídia, minha tese verificou uma certa falta de atenção dos órgãos gestores na questão do saneamento básico, o que acaba fragilizando ações de promoção e prevenção à saúde”, afirma ele. Glademir Schwingel é professor do Curso de Fisioterapia da Univates, além de responder, atualmente, pela pasta da Secretaria de Saúde de Lajeado.

 

 

Texto: Nicole Morás

Glademir Schwingel é o novo doutor do corpo docente da Univates

Divulgação

Notícias Relacionadas