Oficinas gratuitas buscam sanar dúvidas de aprendizagem dos estudantes

Postado em 28/01/2014 14h29min

Por Tuane Eggers

Com o objetivo de sanar dúvidas de aprendizagem dos estudantes, a Univates conta com um espaço diferenciado: o Laboratório de Aprendizagem – Uniapren, localizado na sala 101 do Prédio 3. No período de 20 a 26 de fevereiro, serão oferecidas diversas oficinas gratuitas voltadas, principalmente, aos acadêmicos dos cursos relacionados às Ciências Exatas e Engenharias.

No dia 20 de fevereiro, das 19h10min às 22h10min, ocorrerá a oficina Unidades de Medida e suas Conversões. O objetivo é abordar uma argumentação a respeito das grandezas e suas respectivas unidades de medida, além das conversões de unidades do Sistema Internacional (SI) para unidades cotidianas e vice-versa. A atividade ocorre na sala 104 do Prédio 3.

Já no dia 21, são duas opções de oficinas. Entre 15h e 18h, na sala 103 do Prédio 7, ocorre a oficina Construção do Ciclo Trigonométrico. A atividade busca construir o círculo trigonométrico no software GeoGebra, por meio do desenvolvimento gradual de compreensões da geometria e do cálculo envolvidos no processo. Após, entre 19h10min e 22h10min, será realizada a oficina Uso da Calculadora Científica, na sala 104 do Prédio 3. Os estudantes devem trazer suas próprias calculadoras para que aprendam a trabalhar com o recurso que têm em mãos.

Na segunda-feira, dia 24, ocorrerá a oficina Revisão de Cálculos Algébricos, que busca proporcionar aos estudantes das Engenharias um momento de estudo e revisão da álgebra, retomando conteúdos aprendidos na Educação Básica. A atividade ocorre, das 19h10min às 22h10min, na sala 104 do Prédio 3.

No dia 25 de fevereiro será a vez de aprender sobre Revisão de Derivadas. A oficina pretende proporcionar aos estudantes das Engenharias um momento de estudo e revisão das técnicas de derivação, retomando os conteúdos aprendidos nas disciplinas de Cálculo I e/ou Cálculo II. Por isso, o requisito para participar é ter cursado a disciplina de Cálculo I. A atividade ocorre, das 19h10min às 22h10min, na sala 104 do Prédio 3.

Por fim, no dia 26, será realizada a oficina Revisão de Integrais. O objetivo é proporcionar aos acadêmicos das Engenharias um momento de estudo e revisão das técnicas de integração, retomando os conteúdos aprendidos nas disciplinas de Cálculo I e/ou Cálculo II. Da mesma forma, o requisito para participar é ter cursado a disciplina de Cálculo I. A oficina ocorre, das 19h10min às 22h10min, na sala 104 do Prédio 3.

Os interessados podem efetuar inscrição, a partir da próxima semana, pelo site www.univates.br/eventos. Detalhes podem ser obtidos pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5917, ou pelo e-mail uniapren@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

Tuane Eggers