Pesquisadora desenvolve experimentos sobre comportamento de ácaros

Postado em 07/02/2014 09h55min

Por Tuane Eggers

Enquanto os estudantes descansam no período de férias letivas, as pesquisas científicas desenvolvidas na Univates seguem em ritmo constante. Um exemplo disso é o experimento sobre comportamento de ácaros que está sendo desenvolvido por Liana Johann, bolsista do Laboratório de Acarologia da Instituição.

Diplomada em Ciências Biológicas e mestra em Ambiente e Desenvolvimento pela Univates, Liana agora desenvolve sua tese de doutorado na PUCRS. Por meio de uma “bolsa egresso”, ela realiza sua pesquisa no Laboratório de Acarologia da Univates. Após reconhecer, durante seu mestrado, as espécies de ácaros que vivem nas videiras, a doutoranda avalia agora a bioecologia das principais espécies de ácaros fitófagos – que se alimentam dos líquidos das folhas – e predadores – que se alimentam de outros ácaros.

Na parte da biologia, Liana estudou o ciclo de vida das espécies fitófagas e predadoras. Na área da ecologia, estuda as relações entre as espécies – e é nesse momento que se encaixa o experimento que está desenvolvendo. A pesquisadora explica que o teste é um experimento de resposta olfatória dos ácaros predadores.

Utilizando duas caixas transparentes com fluxo de ar contínuo, Liana realiza uma série de testes e diferentes combinações com a presença e a ausência de ácaros fitófagos, de ácaros predadores e de folhas. De acordo com ela, o fluxo de ar das caixas permite que as substâncias voláteis presentes no local evaporem, tanto das folhas quanto dos ácaros, e cheguem até a entrada do tubo, onde os ácaros predadores serão introduzidos para escolherem qual caminho seguir. A experiência está sendo realizada com o auxílio do bolsista Maicon Toldi, mestrando em Ambiente e Desenvolvimento.

Conforme Liana, a pesquisa busca entender o comportamento dos ácaros observados no campo. “Além disso, do ponto de vista mais prático, poderemos pensar, a partir dos resultados, qual seria o melhor momento e a melhor distância para liberar os ácaros predadores nos experimentos de controle biológico”, explica.

O experimento foi descrito em 1983 pelos pesquisadores Van de Baan e Maurice Sabelis – orientador do pós-doutorado realizado pelo coordenador do Laboratório de Acarologia da Univates, professor Noeli Juarez Ferla, na Holanda, em 2008. Esta é a primeira vez que os testes estão sendo feitos na Instituição e devem prosseguir durante a próxima semana.

Texto: Tuane Eggers

Pesquisa está sendo feita pela doutoranda e bolsista Liana Johann, com auxílio do mestrando e bolsista Maicon Toldi

Tuane Eggers

Tuane Eggers