Volta às aulas Univates: semestre repleto de novidades

Postado em 20/02/2014 09h11min

Por Nicole Morás / Tuane Eggers

Nesta quinta-feira, dia 27, milhares de estudantes dos cursos de graduação, sequencial e técnicos voltam a circular pelo câmpus da Univates. E enquanto os acadêmicos aproveitavam o período de férias letivas para descansar, a Instituição investiu em diversas novidades para o semestre.

Um dos principais destaques é o início das aulas da primeira turma do curso de Medicina, programado para o mês de abril. O ingresso dos 25 estudantes ocorre pela seleção das melhores notas do Exame Nacional de Ensino Médio – Enem dos anos de 2011, 2012 e 2013. Já nos Cursos Técnicos, a novidade é a formação em Comunicação Visual, que capacitará profissionais competentes no domínio das tecnologias de informação e na sua utilização para o desenvolvimento de identidade visual e de estratégias de marketing de produtos e serviços.

A novidade na área da mobilidade no câmpus é o Bicivates, sistema de compartilhamento de bicicletas para locomoção de estudantes, professores e funcionários, que deve ser inaugurado no mês de março. O sistema está sendo implantado e será composto por 120 bicicletas e três estações de retirada e devolução, localizadas nos Prédios 1 e 11 e no Complexo Esportivo – além de um estacionamento de bicicletas no Prédio 3.

Além disso, estão sendo criadas ciclofaixas para o trajeto dos ciclistas desde a rótula de acesso ao Prédio 1 até o Prédio 7. Durante o ano, será construída uma ciclovia interna, que contornará o câmpus e deve passar por trás do Centro Cultural.

Novidades na infraestrutura

O destaque na área de infraestrutura será a inauguração do Centro Cultural Univates, programada para o mês de maio. Com cerca de 10 mil m² de construção, o complexo arquitetônico abrigará a nova biblioteca, com espaço para 300 mil livros, teatro para aproximadamente 1.200 pessoas, salas especiais e área de lazer. Para comemorar a inauguração da obra, será realizada programação cultural especial.

Outra obra que deve ser inaugurada neste semestre é a ampliação do complexo do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari – Tecnovates, uma iniciativa da Univates com apoio de entidades públicas e privadas do Vale do Taquari. Localizado próximo ao Prédio 17, o empreendimento busca oferecer a pessoas empreendedoras espaço físico, laboratorial e capacitados recursos humanos para pesquisa e desenvolvimento (P&D) na busca de inovação em produtos alimentícios e tecnologias de proteção ao meio ambiente.

Na volta às aulas, estarão disponíveis 11 novas salas de aula, localizadas na parte inferior da arquibancada do Estádio Olímpico da Univates, que deve ser inaugurado ainda no primeiro semestre, após a conclusão da pista atlética. Também serão disponibilizadas mais duas salas temáticas. Uma delas será utilizada pelo curso de Letras, estando localizada no Prédio 7, e haverá uma segunda sala temática, para o curso de Ciências Contábeis, localizada no Prédio 12.

Ao longo do semestre, também será finalizada a revitalização do lago da Univates, localizado entre os Prédios 9 e 11. O desenvolvimento do projeto se dá em três etapas: desassoreamento – retirada da lama existente no fundo do lago; transformação em uma bacia de acumulação de água; e integração à paisagem urbana já existente. Há a previsão de disponibilizar caminhos e transformar o espaço em um local de uso coletivo, para que alunos e visitantes aproveitem o local sem agredir o ecossistema que está inserido ali. Essas e demais obras integram projetos construídos com conceitos sustentáveis.

A Univates também aproveitou o período de férias letivas para executar algumas obras de manutenção e melhorias, como a calçada de acesso ao Prédio 3 e obras de acessibilidade em alguns pontos do câmpus.

Recepção especial aos novos alunos

Os novos estudantes de graduação, sequencial e técnicos serão recebidos de maneira especial, no “Primeiro Encontro”, programado para o próximo dia 6 de março. O evento será realizado no turno da noite, no auditório do Prédio 7. O objetivo é acolher e apresentar aos novos alunos informações importantes para a trajetória acadêmica.

Dessa forma, os estudantes ingressantes serão liberados do primeiro período da aula para participarem do evento e ganharão presença integral – lembrando que após o intervalo, haverá aula normal. Os ingressantes que não terão aula nessa data também são convidados a participar. A recepção é um trabalho desenvolvido pela Comissão de Acolhida da Instituição.

Já os professores participarão do Seminário Institucional da Univates, programado para os dias 24 e 25 de fevereiro. A abertura oficial ocorre no dia 24, no auditório do Prédio 7, às 19h, com palestra sobre Cenário Educacional Brasileiro, ministrada pelo professor Manuel Marcos Maciel Formiga, da Universidade de Brasília. No dia seguinte, a programação será organizada pelos Centros.

A tradicional Festa do Bixos, organizada a cada semestre pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), está prevista para ocorrer no dia 13 de março, no turno da noite.

Texto: Nicole Morás / Tuane Eggers

Univates investe em diversas novidades para o semestre

Milhares de estudantes retornam às aulas na próxima quinta-feira, dia 27

Milhares de estudantes retornam às aulas na próxima quinta-feira, dia 27