Márcio Almeida aponta desafios e metodologias ativas para mudanças na formação em saúde

Postado em 21/02/2014 17h07min

Por Nicole Morás

O doutor em Saúde Pública Márcio José de Almeida conversou nesta sexta-feira, dia 21,  sobre as práticas e as metodologias ativas como estratégias para a formação em saúde. O encontro foi realizado com professores da Univates e profissionais dos serviços de saúde dos municípios da região do Vale do Taquari que participam do Curso de Aperfeiçoamento Docente Tutorial para Profissionais de Nível Superior Vinculados à Área da Saúde.

Após apresentar a sua experiência com essa metodologia como coordenador do curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina, no Paraná, Almeida afirmou que o professor deixa de ter função de doação ou transmissão de conhecimento e passa a ser um facilitador de soluções para os problemas apresentados. “O professor leva para a Universidade os problemas de saúde da região onde ela está inserida, fazendo com que o aluno tenha uma capacitação mais apropriada para a realidade da sociedade atual”, explicou.

Segundo Almeida, na aplicação da metodologia ativa, o professor assume um papel mais importante do que na abordagem passiva, que é caracterizada pela realização de aulas expositivas. “O docente ajuda o aluno a pensar e a refletir. Este, por sua vez, se torna mais crítico e autônomo”, explicou ele, acrescentando que o professor enquanto tutor passa a supervisionar pequenos grupos de estudo, especialmente em cursos com estrutura dividida em módulos, como ocorre com a graduação de Medicina na Univates.

O palestrante destacou ainda que a biblioteca de Instituições de Ensino que adotam metodologia ativa constitui um espaço muito importante no processo de estudo individual do aluno. O encontro faz parte das atividades de início da segunda etapa do projeto que tem como proposta promover mudanças no âmbito individual e coletivo, apostando no profissional como agente provocador de transformações na sociedade. O Curso de Aperfeiçoamento Docente Tutorial para Profissionais de Nível Superior Vinculados à Área da Saúde é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) da Univates.

Texto: Nicole Morás

Dr. Márcio de Almeida destacou o papel do professor na metodologia ativa

Nicole Morás