Seminário Institucional aborda cenário e tendências do Ensino Superior

Postado em 24/02/2014 21h04min

Por Tuane Eggers

Na noite desta segunda-feira, dia 24, foi realizada a abertura do Seminário Institucional da Univates, que prossegue até esta terça-feira, dia 25. O evento busca reunir, a cada início de ano letivo, os professores, diretores e vice-diretores de Centro e coordenadores de cursos para discutir questões relativas à educação.

No início da atividade, o vice-reitor e pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Univates, professor Carlos Cyrne, deu as boas-vindas aos professores e salientou a importância do momento que antecede o início de mais um ano letivo para discutir e refletir sobre algumas questões. Em seguida, foi realizada a palestra “Cenário brasileiros e tendências em Educação Superior”, ministrada pelo professor e pesquisador Manuel Marcos Formiga, da Universidade de Brasília.

Em sua fala, Formiga abordou uma visão nacional e internacional sobre a educação atual, trazendo um panorama do desenvolvimento econômico dos últimos 50 anos, um panorama e tendências para a área da educação. Além disso, falou sobre graduação, pós-graduação e grupos de pesquisa e explicou sobre como o Brasil é visto internacionalmente. Formiga abordou, ainda, questões como a “tríplice hélice” - parceria entre governo, empresas e universidades -, a terceira revolução industrial, a armadilha da renda média e o novo ciclo de desenvolvimento.

Conforme o palestrante, entre os desafios para as duas próximas décadas está a transformação do crescimento para o desenvolvimento, e da quantidade para a qualidade. “O crescimento do país precisa ser revertido em maior qualidade de vida para as pessoas. O Brasil ainda está em 85º lugar no Índice de Desenvolvimento Humano”, criticou ele.

Formiga apresentou alguns dados sobre os avanços na educação nos últimos anos. Por exemplo, o aumento médio de anos de estudos, que era de dois anos em 1960 e aumentou para 8,8 anos em 2013; a redução do analfabetismo; e o aumento das matrículas na Educação Básica, no Ensino Médio e no Ensino Superior. De acordo com ele, a idade média geral dos ingressantes no Ensino Superior no Brasil é de aproximadamente 30 anos.

No entanto, Formiga alertou que o êxito desses avanços ainda é muito mais quantitativo do que qualitativo. “O Brasil convive hoje com 70 mil leis que regulamentam o sistema educacional. Não precisamos de leis, é uma questão de qualidade”, acrescentou ele, lembrando que o problema da qualidade tem origem na Educação Básica.

O evento prossegue nesta terça-feira, dia 25, nos turnos manhã e tarde, conforme atividades programadas pelos Centros, a partir das temáticas abordadas no primeiro dia. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5306.

Texto: Tuane Eggers

Vice-reitor, Carlos Cyrne, deu as boas-vindas aos professores

Tuane Eggers

Evento contou com palestra do professor e pesquisador Manuel Marcos Formiga, da UnB