Reunião geral integra novos docentes e marca início das atividades do semestre

Postado em 27/02/2014 10h19min

Por Tuane Eggers

A Univates realizou na noite da última quarta-feira, dia 26, a tradicional reunião geral de docentes da Instituição. O encontro ocorre a cada início de ano letivo, com o objetivo de integrar os novos professores, que são 95 neste semestre, e dar início oficial às atividades.

O pró-reitor Administrativo, Oto Moerschbaecher, relatou as principais atividades sob responsabilidade de sua pró-reitoria. O destaque foi a área de infraestrutura, quando ressaltou a inauguração, marcada para maio, das obras do Centro Cultural, do Estádio Olímpico e do Tecnovates. Ele também citou a revitalização do Laguinho da Univates, que está em andamento, além de outras questões administrativas da Instituição.

Em seguida, a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Júlia Barden, deu boas-vindas a todos os presentes e falou sobre atividades da sua área e a importância de dar atenção para a Avaliação Institucional e as avaliações do Enade e do MEC, que ocorrem nos próximos meses. Além disso, citou a área de planejamento estratégico, que será repensada neste ano.

O vice-reitor e pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Carlos Cyrne, abordou projetos que possuem foco em mudanças na área de pesquisa e atividades de extensão. Ele citou também os dois novos programas de pós-graduação previstos para a Instituição, nas áreas de Saúde e de Engenharia, Tecnologia e Gestão. Além disso, lembrou que o doutorado em Ensino também deve ser aprovado em breve.

A pró-reitora adjunta de Ensino, professora Daiani Clesnei da Rosa, esteve representando a pró-reitora Luciana Fernandes na ocasião. Entre os tópicos abordados em sua fala, estiveram a revisão dos Projetos Pedagógicos de Cursos, que iniciaram em 2012 e prosseguem neste ano, a criação do Laboratório de Aprendizagem Uniapren e a criação do curso de Odontologia, que aguarda a aprovação do MEC. Após as apresentações dos pró-reitores, cada diretor de Centro falou sobre sua área e os novos professores foram apresentados.

O reitor da Univates, professor Ney José Lazzari, apresentou diversos dados referentes a este ano, como números de cursos, alunos, professores, funcionários, infraestrutura, entre outros. Também abordou a posição da Univates entre as universidades e centros universitários do estado e do país, além da missão, diretrizes estratégicas, valores e princípios institucionais, posicionamento e ações em andamento e investimentos realizados pela Instituição.

De acordo com Lazzari, todos os colaboradores da Univates podem se orgulhar por tudo o que já foi feito, mas também é necessária humildade para saber o tanto que ainda há por fazer. “Temos que ter a coragem de fazer o que ainda precisa ser feito. Estamos possibilitando mais e mais oportunidades aos filhos desta região, cumprindo nosso papel. Nossa utopia coletiva nos faz caminhar, nos anima e nos encoraja na jornada que fazemos juntos. Teremos um 2014 ainda melhor que o 2013, pois o melhor ainda está por vir”, ressaltou o reitor. Como presidente da Fuvates, mantenedora da Univates, o professor Carlos Cyrne finalizou a reunião com sua fala.

Confira alterações e novidades nos cursos:

- Comércio Exterior: passa a ser coordenado pelo professor Marlon Dalmoro;

- Negócios Agroindustriais e Análise de Sistemas: passam a ser coordenados pela professora Evânia Schneider;

- Comunicação Social: passa a ser coordenado pelo professor Flávio Meurer;

- Pedagogia: passa a ser coordenado pela professora Maria Isabel Lopes;

- Área de Humanidades: passa a ser coordenada pelo professor Daniel Granada;

- Engenharia Elétrica: passa a ser coordenado pelo professor Leonardo Zanetti Rocha;

- Farmácia: passa a ser coordenado pela professora Marinês Pérsigo Morais Rigo;

- Gastronomia e Medicina passam a fazer parte do CCBS, e serão coordenados pelos professores Adriana Bitello e Luiz Fernando Kehl, respectivamente;

- Técnico em Comunicação Visual: o novo curso será coordenado por Elise Bozzetto.

Texto: Tuane Eggers

Tuane Eggers