Inscrições para intercâmbio ocorrem até 5 de abril

Postado em 19/03/2014 09h44min

Por Nicole Morás

Estão abertas as inscrições para alunos dos cursos de graduação interessados em realizar intercâmbio acadêmico pela Univates. Ao todo, serão disponibilizadas mais de 60 vagas para 15 países. De acordo com a gerente da Assessoria para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (AAII), Viviane Bischoff, a novidade é o convênio com a Universidad Nacional de Cuyo, localizada na cidade de Mendoza, na Argentina.

“Já temos um aluno estudando nesta instituição e recebemos duas intercambistas. Nossa ideia é intensificar as relações através deste convênio”, explica Viviane.

Outra oportunidade aberta recentemente é o convênio com a Universidad Autónoma San Luis de Potosí, no México, que já recebe um aluno da Univates pelo Santander Universidades. Outros países com opções de intercâmbio acadêmico são: Alemanha, Bélgica, Bolívia, Chile, Canadá, Colômbia, Espanha, Finlândia, Inglaterra, Peru, Portugal, Suécia e Uruguai.

Interessados devem efetuar sua inscrição até o dia 5 de abril, no Setor de Atendimento ao Aluno (Prédio 9), de segunda a sexta-feira, no horário das 7h30min às 22h30min, e aos sábados, das 8h30min às 11h30min. A seleção será realizada por meio de entrevista com psicóloga da Instituição e um representante da AAII da Univates, em data e local a serem definidos. Para os alunos com carência financeira, a Instituição oferece diversas opções de bolsas e financiamento para pagamento no retorno do intercâmbio.

Os resultados sairão no dia 17 de abril e serão enviados por e-mail aos participantes. Mais informações podem ser obtidas com a AAII, sala 526 do Prédio 9, pelo telefone (51) 3714-7019, ou e-mail aaii@univates.br.

Confira os requisitos para inscrição:
- estar regularmente matriculado em curso de graduação ou sequencial da Univates;
- ter cursado, com aprovação, de 20% a 90% dos créditos de seu curso;
- comprometer-se, no seu retorno, a compartilhar conhecimentos e experiências adquiridas com colegas da Instituição, bem como, a cooperar nas atividades de adaptação de intercambistas estrangeiros;
- ter disponibilidade para pagar despesas de documentação (passaporte, visto, etc.), passagens, seguro saúde, gastos com alimentação no exterior e moradia quando o convênio entre as instituições não contemplar este quesito;
- ser aprovado em prova de proficiência para intercâmbio quando o país de destino não for Portugal, Colômbia, Argentina e Uruguai.

Texto: Nicole Morás

Inscrições estão abertas para mais de 60 vagas