Aula inaugural traz Juiz do Trabalho para abordar dignidade humana dos trabalhadores

Postado em 20/03/2014 11h01min

Por -

No próximo dia 5 de abril, a partir das 9h, no auditório do Prédio 11, será realizada aula inaugural do curso de Direito e do curso de pós-graduação, em nível de especialização, em Direito e Processo do Trabalho da Univates. O evento contará com a palestra do Juiz do Trabalho e professor da USP, Jorge Luiz Souto Maior, que abordará o tema relações de trabalho e a dignidade humana dos trabalhadores.

O objetivo da atividade é discutir as relações de trabalho na contemporaneidade e as formas de buscar a proteção aos direitos fundamentais dos trabalhadores. Práticas nocivas como o dumping social, a ocorrência de dano existencial, assédio moral e outras formas de exploração do trabalho serão discutidas, assim como as respostas que a Justiça do Trabalho tem dado a elas.

O evento é gratuito e voltado a acadêmicos, estudantes de pós-graduação, diplomados e demais interessados. Inscrições podem ser feitas pelo site www.univates.br/eventos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5451.

Saiba mais sobre o palestrante

Tanto como professor quanto como magistrado, Jorge Luiz Souto Maior tem buscado enfatizar o caráter humanista do direito do trabalho. É um adversário ferrenho da tendência flexibilizadora da legislação trabalhista e da terceirização da mão de obra assalariada.

A atuação de Souto Maior foi objeto de uma reportagem da Revista Exame, na qual foi apresentado como "Juiz Robin Hood". A reportagem sustenta que sua polêmica atuação enquanto magistrado beneficiaria alguns trabalhadores em detrimento de milhões de outros. A abordagem efetuada nesses termos gerou uma refutação conjunta da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e da Associação de Magistrados do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV).

No centro da discussão, está a atualidade, ou não, do direito do trabalho e das instituições que lhe são correlatas, dentre as quais a própria Justiça do Trabalho.

Tuane Eggers