Disciplina de Empreendedorismo realizará atividade na Adefil

Postado em 26/03/2014 10h39min

Por Tuane Eggers

A cada semestre, a disciplina de Empreendedorismo, que envolve estudantes de diversos cursos da Univates, propõe a realização de uma atividade de cunho social ou ambiental. O grupo composto pelos acadêmicos Caroline Cardoso, Fernando Augusto Capitani, Franciele Pereira, Josimari da Rosa e Maurício Alessandro Malaggi decidiram beneficiar a Associação de Deficientes Físicos de Lajeado, a Adefil.

Conforme a aluna Caroline, o grupo optou por oferecer uma oficina de pintura de panos de prato com os participantes da Adefil. “Todas as pessoas com deficiência que participam das oficinas na sede deles são acompanhadas por algum familiar, já que muitas não possuem condições de ir sozinhas. Então, os familiares poderão participar também”, explica.

A estudante conta que a ideia da confecção de panos de prato surgiu pelo fato de seu custo de produção ser baixo, além de ser um item de necessidade comum. “Ou seja, é algo fácil de vender para arrecadar renda. Para a primeira oficina, levaremos todo o material, com o objetivo de que eles aprendam a técnica que ensinaremos para continuar a confeccionar e vender mais”, comenta.

A técnica utilizada será do “molde vazado”, feito em filme radiográfico (material que não precisa ser comprado, mas obtido por doação). Além disso, precisarão de tinta de tecido, pano de prato simples e esponja, que será usada como pincel, devido às diferentes dificuldades motoras e mentais dos participantes. “Como as oficinas da Adefil são realizadas nas quintas-feiras à noite, faremos a nossa oficina no próximo dia 10 de abril, das 19h30min às 21h30min”, ressalta.

De acordo com Caroline, o grupo foi até o local conversar com os participantes, que afirmaram que precisam de voluntários, considerando que a renda oferecida pelo município não é suficiente. “Eles não possuem faxineira e não pagam oficineiros. Estão atualmente no prédio deles, já que arrecadaram muitas verbas de empresas e doações diversas para sua construção, pois antes pagavam aluguel”, conta a acadêmica.

Ela explica, ainda, que, há muitos anos, o grupo da Adefil participava da disciplina de Necessidades Especiais do curso de Educação Física da Univates, com atividades realizadas na sala de Psicomotricidade. “Foi aí que conheci essas pessoas maravilhosas, então, foi o primeiro lugar em que pensei quando planejamos o projeto. Atualmente não estão mais participando da atividade na Univates, pois optaram por permanecer na sua sede”, acrescenta Caroline.

A atividade será aberta a todos os interessados em colaborar. A sede da Adefil é localizada na rua Coelho Neto, 745, bairro São Cristóvão, em Lajeado.

Texto: Tuane Eggers

Disciplina propõe a realização de atividades de cunho social ou ambiental

Tuane Eggers