Novo Ensino Médio e Politécnico e suas implicações são tema de palestra

Postado em 26/03/2014 21h11min

Por Tamara Bischoff

A Univates realizou, na noite desta quarta-feira, dia 26, a aula inaugural dos cursos de História, Letras e Pedagogia, que teve como tema “As diretrizes do ensino e a formação de professores”. A atividade, gratuita, ocorreu no auditório do Prédio 7 e contou com a participação do professor doutor Gabriel Grabowski, da Universidade Feevale. Ele palestrou sobre as diretrizes do novo Ensino Médio e Politécnico e as implicações na formação dos professores. A mediação foi feita pela coordenadora do Centro de Educação Profissional da Univates, professora mestra Edí Fassini.

Conforme o palestrante, hoje a taxa de acesso à Educação Básica no Brasil é de quase 100%. No entanto, com o passar dos anos, esse índice vai diminuindo, resultando em apenas 45% dos jovens que concluem o Ensino Médio. Já no primeiro ano do Ensino Médio, segundo ele, a taxa de reprovação e abandono da escola é de 30%. “É o Ensino Médio no país que continua excluindo”, afirmou.

Ainda segundo Grabowski, o problema principal é de decisão política da sociedade em assumir esse Ensino Médio. “Não há vontade política da chamada 'elite brasileira' em aprovar o Plano Nacional de Educação”, acrescentou, referindo-se ao Plano que estabelece metas para a educação brasileira nos próximos 10 anos e está tramitando na Câmara dos Deputados há três anos.

O professor apresentou dados relativos aos investimentos anuais por aluno em escolas de diferentes esferas, que revelam a grande disparidade entre o ensino público e o privado. “O Ensino Médio das últimas décadas é permeado por disputas políticas, pedagógicas e epistemológicas”, ressaltou.

Na sequência, foram realizados relatos de experiências de professores de escolas da Rede Pública de Ensino. O objetivo do evento foi discutir a formação de professores com foco nas novas diretrizes do Ensino Médio, compartilhar experiências de escolas de Ensino Médio fundamentadas nas novas diretrizes e promover a integração entre os cursos de licenciatura da Univates.

Texto: Tamara Bischoff

Professor Gabriel Grabowski, da Feevale, proferiu palestra mediada pela coordenadora do CEP Univates, Edí Fassini

Tamara Bischoff

Público acompanhou palestra e relatos de experiências