Prescrição farmacêutica é tema da aula inaugural do curso de Farmácia

Postado em 27/03/2014 11h35min

Por Nicole Morás

O curso de Farmácia da Univates realizou sua aula inaugural nesta quinta-feira, dia 26, com participação do assessor da presidência do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF-RS), Luciano Adib, que concentrou sua fala no segmento de dispensação de medicamentos e a atuação dos profissionais em relação à prescrição farmacêutica.

De acordo com Adib, a partir de uma resolução que deve ser divulgada em maio pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), haverá regulamentação da atividade  e de aspectos como a documentação da prescrição realizada por farmacêuticos para medicamentos com finalidade terapêutica e venda livre. “Cerca de 80% das pessoas recorre diretamente à dispensação, pois as Unidades Básicas de Saúde estão lotadas e as consultas médicas e os planos de saúde, cada vez mais caros”, explicou ele.

Em função disso, Adib ressaltou a importância dos profissionais estarem preparados para atender a população, inclusive com a criação de consultórios farmacêuticos em drogarias, onde poderão ser prescritos medicamentos incluídos na RDC 138/2003 da Anvisa, medicamentos para transtorno menor, como febre, gripes e dores em geral, além de itens de auto-medicação. “Caberá ao farmacêutico fornecer as orientações corretas sobre administração dos medicamentos, por isso é importante que vocês estudem e se capacitem”, disse ele aos estudantes.

Adib afirmou ainda que remédios de tarja preta, amostra grátis, antibióticos, medicamentos hospitalares, injetáveis e vacinas não podem ser indicados por farmacêuticos, devendo estes orientar a população para que procure seu médico. O assessor da presidência do CRF-RS apresentou ainda as ações realizadas pelo conselho, bem como as 75 atividades regulamentadas na profissão de farmacêutico e os respectivos pisos salariais. Adib também elogiou a estrutura da Farmácia-Escola da Univates, como um exemplo a ser seguido por outras instituições. O evento, realizado no auditório do Prédio 11, contou também com a participação de alunos diplomados pelo curso de Farmácia da Univates.

Texto: Nicole Morás

Aula inaugural sobre prescrição farmacêutica reuniu alunos e diplomados

Nicole Morás

Segundo Adib, prescrição farmacêutica deve ser regulamentada em maio pela Anvisa