Seminário Observatório da Educação inicia nesta quinta-feira

Postado em 27/03/2014 11h41min

Por Tuane Eggers

Com o objetivo de problematizar o ensino de Matemática com professores da Educação Básica, inicia nesta quinta-feira, dia 27, o I Seminário Observatório da Educação Univates, que prossegue até sábado, dia 29. O evento abordará tendências em ensino de Matemática e contará com atividades como palestras e oficinas sobre diversos temas.

Durante o turno da manhã, foi realizado o credenciamento dos participantes e uma atividade restrita aos docentes e discentes dos Programas de Mestrado da Univates. Já o turno da tarde será voltado para a realização de diversas oficinas, abordando temas como xadrez, softwares para o ensino da matemática e matemática financeira.

A abertura oficial do evento ocorre a partir das 17h30min, no auditório do Prédio 7, seguida das palestras “Práticas Pedagógicas na Perspectiva da Modelagem Matemática”, ministrada pela professora doutora Andreia Maria Pereira de Oliveira, e “Investigação nas Aulas de Matemática na Escola Básica”, lecionada pela professora doutora Adair Mendes Nacarato.

Nesta sexta-feira, no turno da tarde, serão realizadas mais oficinas, em diversas salas do Prédio 7, com os temas: “Matemática por meio de jogos”, “Construção de fractais e origamis”, “Abordando Resolução de Problemas” e “O Estudo da Trigonometria a partir do software Geogebra”. A partir das 17h30min, a programação contará com a palestra “Apresentação dos Observatórios da Educação do Centro Universitário Univates”, ministrada pelas professoras doutoras Ieda Giongo e Maria Madalena Dullius.

No turno da manhã de sábado, a palestra de encerramento do evento será intitulada “Etnomatemática e Práticas Pedagógicas: Operando Alguns Deslocamentos”, ministrada pela professora doutora Fernanda Wanderer. A atividade é gratuita e aberta a todos os interessados.

Inscrições podem ser feitas pelo site www.univates.br/eventos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5413.

Texto: Tuane Eggers

Tuane Eggers