Encontro de Editoras fomenta publicações científicas entre as Comunitárias

Postado em 27/03/2014 13h46min

Por -

O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas realizou na última terça-feira, dia 25 de março, o I Encontro das editoras do Comung: Perspectivas de gestão integrada para implementação das publicações e periódicos científicos. O evento, sediado na Univates, teve como objetivo principal fomentar entre as instituições a troca de publicações científicas.

Além de aproximar as editoras das 15 instituições de ensino superior pertencentes ao Comung, o encontro visou promover ações em comum e analisar o panorama das editoras, especialmente no que se refere a periódicos científicos. Foi convidado a palestrar no evento o Editor-Chefe da Revista Scientia Agricola – ESALQ/USP, prof. Dr. Luís Reynaldo Ferracciú Alleoni (USP-SP) que, sob a temática “Principais características de um periódico científico de alta qualidade”, apresentou sua experiência na revista que tem a avaliação A1 e vem sendo coordenada por ele desde 2001.

Conforme a coordenadora do evento, Ivete Hammes, responsável pela Editora da Univates, com o foco em fomentar o fazer e o publicar ciência, o encontro encaminhou possibilidades para implementação dos periódicos existentes. “Iniciamos hoje tratativas para um trabalho em conjunto que tem como objetivo maior incentivar a pesquisa e qualificar as publicações de nossas instituições”, explica.

Saiba mais

As Universidades que formam o Comung representam uma rede de Educação, Ciência e Tecnologia que abrange quase todos os municípios do interior do Estado. No seu conjunto, as instituições do Comung congregam mais de 40 câmpus universitários, abrangem mais de 380 municípios em suas áreas de influência e possuem em torno de 200 mil alunos de graduação e pós-graduação, constituindo-se, portanto, no maior sistema de educação superior em atuação no Rio Grande do Sul. Integram o Comung a Feevale, IPA, Pucrs, UCPel, UCS, UPF, Unicruz, Unifra, Unijuí, Unisc, Unisinos, Unilasalle, Univates, Urcamp e URI.

Dr. Luís Reynaldo Ferracciú Alleoni, Reitor da Univates, Ney José Lazzari e Vice-Reitor da Univates, Carlos Cyrne

Elise Bozzetto