Oitava edição do Viva o Taquari Vivo ocorre neste sábado

Postado em 01/04/2014 13h45min

Por -

Lajeado, Estrela e Arroio do Meio - A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Câmara de Comércio Indústria e Serviços (Cacis) de Estrela, Rotary Clube Arroio do Meio e Unidade Parceiros Voluntários (UPV) Lajeado, com apoio técnico da Univates e das secretarias do Meio Ambiente de Lajeado, Estrela e Arroio do Meio, convidam a comunidade para participar da 8ª edição da ação “Viva o Taquari Vivo”.

A mobilização acontece neste sábado (05.04), com início às 07h30min, no porto dos Bruder, em Lajeado, Parque Municipal da Lagoa, em Estrela, e no Bairro Navegantes em Arroio do Meio, estendendo-se até o meio-dia.

Na última edição, em 2013, foram mobilizados mais de 400 voluntários, 12 embarcações, 78 organizações públicas e privadas da região e cinco escolas, sendo recolhidos 1950 quilos de resíduos no rio Taquari

No total, das sete edições, foram retirados do rio mais de 20 toneladas de lixo. Os principais materiais recolhidos foram plásticos, tecidos, ferro, madeira, borracha, vidro, pneu, papelão, brasilit, isopor, rejeitos e outros tipos de resíduos.

A ação, iniciativa da Acil como voluntária pessoa jurídica (VPJ) da UPV Lajeado, foi idealizada para construir uma nova relação de nossa sociedade com o rio Taquari e seus afluentes. Fundamenta-se na cidadania de pessoas que coletam o lixo do rio, divulgam os resultados e provocam a reflexão para a consolidação da consciência “preservacionista” na região.

Voluntários na ação

Segundo Júlia Gabriela da Silva, “o trabalho realizado pelos voluntários é de extrema importância, pois os benefícios que o rio Taquari tem a nos oferecer são incontáveis”, frisa a jovem que participará pela primeira vez da ação. Segundo Júlia, que nunca realizou trabalho voluntário, os números apresentados depois da ação são surpreendentes. “Nunca imaginei que seria retirado tanto lixo do Taquari, é apavorante saber que tudo isso é jogado lá sem consciência nenhuma,” finaliza.

Ação em números

Na primeira edição, realizada em 2007, foram recolhidos 1106 quilos de resíduos. Na segunda ação, em 2008, houve aumento de 183 quilos, totalizando 1289. Já na edição de 2009, o aumento foi de 790 quilos, ou 61%, atingindo 2080 quilos. Em 2010, aproximadamente 300 voluntários e 83 empresas recolheram 4091 quilos de lixo. Em 2011 esse número aumentou para 5502 quilos recolhidos. Em 2012 esses dados caíram, sendo retirados 4312 quilos. E na sétima edição, realizada em 2013 os números continuaram caindo, sendo retirados 1950 quilos.

Adesão

Entidades e cidadãos interessados em aderir à mobilização voluntária, assim como os proprietários de embarcações, devem entrar em contato com a coordenadora da UPV Lajeado, Gilmara Scapini, na sede da Acil, rua Silva Jardim, 96, Centro, Lajeado, pelo fone 3011-6900 ou email parceirosvoluntarios@acilajeado.org.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa ACIL

Lucas Sants