Curso de Design de Moda é representado em evento no Shopping Lajeado

Postado em 01/04/2014 14h14min

Por Vera Darde

Estudantes e professoras do curso de Design de Moda da Univates participaram, na última quinta-feira, dia 27, do evento em comemoração ao Mês da Mulher promovido pelo Shopping de Lajeado, em parceria com a Univates, realizado no Lounge Mês das Poderosas. No mesmo local, também foi realizada exposição de trabalhos das alunas das disciplinas de História da Moda e Indumentária.

O tema da palestra ministrada pelas professoras Beatriz Kintschner Rossi e Josi da Costa foi “O uso das principais tendências femininas em ambientes profissionais e sociais”. Além da palestra, as alunas da disciplina de Produção de Moda demonstraram na prática as tendências apresentadas, em parceria com as lojas do Shopping.

A professora Beatriz, com longo histórico no setor de varejo, formada pela Universidade de Caxias do Sul e pós-graduada em Negócios em Moda conceituou a moda como um assunto que está em pauta nos mais diversos ambientes. “A concepção que temos sempre se refere à roupa, mas a moda vai muito além do que vestimos”, explicou Beatriz. Segundo ela, a moda pode ser resumida em uma única palavra: comportamento, e se refere a tudo que envolve cultura.

Para esclarecer, a professora Josi da Costa apontou as principais diferenças entre moda e estilo. “Moda é o que todo mundo usa, estilo é um reflexo pessoal, uma forma de dizer ao mundo: eu sou singular”. Citando uma frase de Coco Chanel, exemplificou: “A moda passa, o estilo permanece”.

Sobre o surgimento das tendências, Beatriz Rossi, explicou que elas foram criadas para organizar a moda e toda sua cadeia produtiva comercialmente, levando em consideração inúmeros aspectos, entre eles a sazonalidade. De acordo com Beatriz, a moda é o segundo setor que mais emprega no país e precisou se reestruturar para diminuir riscos e maximizar resultados. “Seguir as tendências nos dá um norte, um rumo a ser seguido para que a nossa margem de erro seja menor”, ressaltou.

Para as duas professoras, uma situação predominante na questão das tendências é o comportamento da sociedade. Comportamento este que é pesquisado, estudado e depois traduzido nas coleções de moda pelo mundo. A maioria das pessoas não imagina tudo que envolve o trabalho de um profissional de moda, tudo que acontece antes das peças chegarem às vitrines e ao consumidor final.

Ao final, a professora Beatriz apresentou ao público as tendências do inverno 2014, de acordo com o Pólo de Moda de Caxias do Sul.

Texto: Vera Darde