Uniapren comemora um ano de existência com atividades especiais

Postado em 01/04/2014 14h24min

Por Tuane Eggers

Objetivando auxiliar os acadêmicos e minimizar suas dificuldades e dúvidas de aprendizagem, o Laboratório de Aprendizagem – Uniapren da Univates está completando um ano em funcionamento. Em comemoração, o local está oferecendo, nesta terça-feira, dia 1º, diversas atividades para os interessados em conhecer o local.

No turno da manhã, foram realizados um tour virtual por museus, por meio do uso da lousa digital da sala de formação tecnológica, além de jogos e atividades de lógica, realizadas na sala de apoio didático-pedagógico. O local também recebeu visitação de turmas de graduação. Uma delas foi a turma da disciplina de Álgebra Linear e Geometria Analítica, que envolve estudantes de diversos cursos, ministrada pela professora Cristiane Hauschild.

A acadêmica Regina Schuler, do curso de Engenharia da Computação, contou que ainda não conhecia o local. “Achei interessante os recursos disponíveis para auxiliar os estudantes, além da posição da Univates em manter esse local para auxiliar o aprendizado dos acadêmicos com dificuldades”, explicou.

O turno da tarde será destinado aos funcionários da Univates que desejam conhecer o local. Já no turno da noite, a sala de apoio didático-pedagógico oferecerá mais jogos e atividades de lógica. Na sala de produção de materiais, ocorrerá uma demonstração da lousa digital. O local também receberá mais algumas turmas de graduação que conhecerão as atividades desenvolvidas no laboratório.

Conforme a coordenadora do Uniapren, professora Márcia Rehfeldt, neste primeiro ano todas as atividades desenvolvidas exigiram reflexões, discussões e estudo. “Estamos ampliando e implementando novos serviços, como a monitoria de Língua Portuguesa, a sala de apoio às tecnologias para professores e o desenvolvimento de objetos de aprendizagem para alunos com dificuldades ou deficiências”, comenta a professora.

De acordo com Márcia, foi composta uma equipe de estagiários de Design e de Programação de Computadores, além dos monitores que já atuavam, no reforço às diferentes áreas: Química, Física, Matemática e Programação de Computadores. “Também estão no mesmo espaço os funcionários que atuam no auxílio à implementação das tecnologias, objetivando tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas aos alunos”, ressalta.

Em todas as sextas-feiras os integrantes discutem novas ações e debatem as soluções e problemas que surgem das atividades da semana, constituindo-se em um grupo que busca auxiliar alunos e professores a minimizar suas dúvidas e facilitar a aprendizagem. “A nossa preocupação vai além do ensino, nossa meta é ver o aluno aprendendo da forma mais autônoma possível”, salienta Márcia.

A professora lembra que a caminhada do Uniapren está apenas começando, mas existe a certeza de que bons resultados estão sendo obtidos. “Isso nos fortalece para continuar planejando novas possibilidades”, completa.

O contato com o Uniapren pode ser feito pelo e-mail uniapren@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5917.

Texto: Tuane Eggers