Curso de extensão em finanças pessoais é opção para alunos do Ensino Médio

Postado em 04/04/2014 15h22min

Por Nicole Morás

O Colégio Estadual Jacob Arnt, de Bom Retiro do Sul, foi o primeiro a receber a equipe de trabalho do projeto de extensão “Educação Financeira Pessoal para Alunos da Educação Básica” em 2014. A iniciativa desenvolvida pela Univates já atendeu mais de quatro mil alunos em 100 cursos desde o início das atividades, em 2010.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Sandro Faleiro, o curso é realizado com alunos de segunda e terceira séries do Ensino Médio. “São abordadas questões filosóficas, como diferentes comportamentos diante do dinheiro, e também aspectos práticos, como receitas e despesas. Procuramos sempre orientar os alunos a realizarem um orçamento e a pensarem qual a melhor maneira de investir”, explica ele.

Para isso, o curso é composto por diversas atividades, entre elas um levantamento de todas as despesas individuais do adolescente, como telefone, roupas, escola e lazer. “Muitos não se dão contas das suas despesas, pois ainda são mantidos pelos pais. Com esta atividade, eles conseguem ter uma noção melhor de onde o dinheiro é gasto”, acrescenta Faleiro.

Para este ano, estão previstos 25 cursos de finanças pessoais, sendo que ainda há vagas disponíveis para turmas. Escolas interessadas podem agendar a atividade, gratuita, pelo e-mail fipes@univates.br ou pelo telefone (51) 3714 7000, ramal 5556.

Texto: Nicole Morás

EE Jacob Arnt foi a primeira a participar da atividade em 2014