Univates tem projeto de pesquisa no valor de R$ 1,7 milhão aprovado pela Finep

Postado em 04/04/2014 15h38min

Por Tuane Eggers

Na última semana, a Univates recebeu uma importante notícia para a área de pesquisa ambiental: a aprovação do projeto “Detecção e remoção de micropoluentes em sistemas de captação de águas superficiais e efluentes” em um edital da Financiadora de Estudos e Projetos - Finep. O estudo é um dos maiores projetos aprovados na Univates com auxílio financeiro de órgão externo, com valor total de R$ 1,7 milhão.

O objetivo do estudo é analisar de forma qualitativa e quantitativa a presença de micropoluentes aquáticos, do tipo fármacos, em recursos hídricos e efluentes oriundos de estações de tratamento de efluentes, com ênfase em amostras de água superficial (rios e reservatórios) junto à captação, na saída da estação de tratamento de água e no final da rede de distribuição. Além disso, será analisada a utilização de tecnologias para a remoção desses micropoluentes por processos oxidativos avançados.

O projeto será desenvolvido como uma rede de cooperação institucional entre a Univates e a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), com a colaboração da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Cada instituição desenvolverá ações e atividades no âmbito do objetivo principal, em função de subprojetos específicos, organizados com base nas características socioambientais e econômicas da região em que estão inseridas.

O subprojeto da Univates será desenvolvido pelos pesquisadores e professores Lucélia Hoehne, coordenadora geral do projeto e do curso de Química Industrial, Rafael Rodrigo Eckhardt, coordenador do curso de Engenharia Ambiental, e Simone Stülp, coordenadora científica do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari – Tecnovates, além de outros pesquisadores que vierem a se somar. Também serão contratados três bolsistas de graduação de Iniciação Tecnológica e Industrial (ITI-A) e um bolsista diplomado de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial (DTI-C).

Do valor total do projeto, R$ 981.819,42 serão destinados para a Univates, sendo R$ 82.800,00 para bolsas e R$ 899.009,42 para equipamentos e materiais de consumo. Já para a URI, serão destinados R$ 689.006,58. A previsão é de que o projeto seja desenvolvido entre os meses de abril deste ano e abril de 2017.

Texto: Tuane Eggers

Professora Lucélia Hoehne, coordenadora geral do projeto, e Rafael Eckhardt, professor pesquisador

Tuane Eggers