II Biotechnology Workshop fortalece internacionalização e apresenta inovações em pesquisa

Postado em 04/04/2014 20h31min

Por Nicole Morás e Tuane Eggers

Com participação de professores internacionais, a Univates realizou nesta sexta-feira, dia 04, o II Biotechnology Workshop – Focus on molecular and cellular processes, um evento em língua inglesa com o objetivo de fortalecer a internacionalização e promover o debate de tópicos novos nas áreas da biotecnologia vegetal e humana.

A palestra de abertura sobre ionômica e biofortificação através do uso de minerais pelas plantas foi ministrada pelo pós-doutor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Felipe Klein Ricachenevsky. Em seguida, o pesquisador inglês Adam Benham, da Universidade de Durham, falou sobre o controle de qualidade na produção de proteínas pelo retículo endoplasmático.

Já o professor Ari Sadanandom, também da Universidade de Durham, abordou o papel da ubiquitina na sinalização de stress nas plantas. “Desde que eu era pequeno, sempre quis saber como as coisas são. Sempre me perguntei porque plantas da mesma espécie em uma mesma floresta eram diferentes”, disse o professor, explicando a motivação para seus estudos sobre crescimento e arquitetura da planta, especialmente do arroz. A última fala do evento foi conferida pelo professor da Univates, o pós-doutor Vanderlei Biolchi, sobre o uso de biotecnologia no estudo do câncer de próstata.

De acordo com o coordenador da atividade, professor Ivan Bustamonte Filho, o inglês é a língua da ciência, por isso os alunos precisam saber o idioma. “Assim eles terão acesso primeiro a estudos e pesquisas inovadoras”, garantiu. Para o bolsista do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia (PPGBiotec), Henrique de Oliveira, o evento foi uma oportunidade de ter acesso a contatos de renome e a novidades. “Alguns informações nem foram publicadas ainda”, acrescentou. O II Biotechnology Workshop é uma realização do curso de Ciências Biológicas e do PPGBiotec, destinado a alunos de pós-graduação e estudantes de graduação das áreas das Ciências Biológicas e da Saúde. As atividades foram realizadas no auditório do Prédio 16.

Reunião estreita convênios entre instituições
Na manhã desta sexta-feira, dia 4, os pesquisadores Adam Benham e Ari Sadanandom, da Durham University, da Inglaterra, participaram de reunião com a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Júlia Barden, a gerente da Assessoria para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais da Univates, Viviane Bischoff, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, Claucia Volken Souza, e os professores pesquisadores Ivan Bustamante Filho e Raul Sperotto. O objetivo foi estreitar as relações entre as instituições, que iniciaram com a colaboração dos pesquisadores ingleses em duas pesquisas da Univates.

O professor Bustamante FIlho realiza pesquisa em conjunto com Adam Benham há cerca de um ano, com estudos sobre controle de qualidade de proteínas que participam na maturação espermática no epidídimo. Já o professor Sperotto trabalha em conjunto com o pesquisador Ari Sadanandom no estudo de genes associados à resistência ao frio em arroz. A reunião buscou abrir as portas para intercâmbio de estudantes e professores, associado à área da pesquisa, para ambas as instituições.

Texto: Nicole Morás e Tuane Eggers

Reunião estreitou relações entre a Univates e a Universidade de Durham para a realização de intercâmbios

Tuane Eggers

Pesquisador da Universidade de Durham falou sobre o papel da ubiquitina na sinalização do stress em plantas