Alunos podem realizar intercâmbio com bolsas do Santander Universidades

Postado em 08/04/2014 15h53min

Por Nicole Morás

Alunos dos cursos de graduação ou sequencial da Univates têm a possibilidade de realizar intercâmbio acadêmico de um semestre por meio do Programa de Bolsas Ibero-Americanas, uma iniciativa criada pelo Santander Universidades em 2011 para vigorar até 2015. As inscrições para a próxima seleção, que será realizada pela Assessoria de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (AAII), ocorrem de 23 de abril a 30 de maio.

A estudante de Letras/Espanhol Monique Izoton é uma das cinco acadêmicas que está realizando intercâmbio neste semestre com essa bolsa de estudos. “Assim que surgiu a oportunidade, me inscrevi em edital de intercâmbio que oferecia bolsa do Santander. Escolhi a Espanha, passei pelo processo seletivo e agora estou em Santiago de Compostela, região onde coexistem duas línguas – o espanhol e o galego”, afirma ela.

Para Monique, poder aproximar-se dessas culturas está sendo uma oportunidade única, que ela tenta aproveitar ao máximo. “Tudo aqui é aprendizado e desafio: assistir às aulas na universidade, ir ao cinema, assistir a uma peça de teatro, ir ao mercado, pegar um ônibus. Mas, sobretudo, o mais incrível é conviver com pessoas de todos os cantos do mundo, ouvindo diferentes línguas todos os dias”, acrescenta.

Alunos interessados devem realizar inscrição no Setor de Atendimento ao Aluno, Prédio 9, de 23 de abril a 30 de maio, mediante apresentação dos seguintes documentos: Comprovante de inscrição prévia do Santander Universidades; histórico escolar da Univates, Currículo Vitae  e formulário de inscrição disponível no site da AAII. É pré-requisito para esta seleção que os candidatos tenham no mínimo 20% e no máximo 90% dos créditos concluídos e devem estar matriculado em curso de Graduação ou Sequencial da Univates.

A bolsa de estudo tem valor equivalente a 3 mil euros por aluno de graduação. Este valor deve ser utilizado como bolsa-auxílio para cobrir custos com transporte, hospedagem e alimentação. Mais informações podem ser obtidas na AAII, pelo e-mail aaii@univates.br ou pelo telefone 51-3714-7000 Ramal 5309.

Texto: Nicole Morás

Monique Izoton é uma das alunas da Univates em intercâmbio com bolsa Santander