Aula inaugural de Comércio Exterior aborda relações na América do Sul

Postado em 25/04/2014 16h50min

Por Tamara Bischoff

Na noite da quinta-feira, dia 24, o curso de Comércio Exterior da Univates realizou sua aula inaugural do semestre. O evento ocorreu no auditório do Prédio 16, e contou com palestra do professor doutor Walter Meucci Nique, da UFRGS, que abordou as relações econômicas e geopolíticas na América Latina. Participaram da palestra alunos de Comércio Exterior e áreas afins, como Relações Internacionais e Administração.

No final do evento, foi lançada a primeira turma da Vivência Internacional, que consiste em uma disciplina de estágio dos cursos de Comércio Exterior e Relações Internacionais. A disciplina inclui, além das atividades em sala de aula, um período no exterior que, neste ano, será em Bruxelas, na Bélgica. Durante a Vivência, serão visitadas organizações internacionais, empresas e embaixadas, visando a colocar o aluno em contato com entidades que formam o cenário do comércio e das relações internacionais. Conforme o coordenador do curso de Comércio Exterior, professor Marlon Dalmoro, a experiência também proporcionará aos estudantes conhecimento sobre as estruturas das organizações internacionais e desenvolvimento de capacidade de trânsito internacional, conhecendo na prática os procedimentos que envolvem viagens internacionais, além de terem contato com um contexto cultural, econômico e social diferente.

A primeira turma da disciplina de Vivência Internacional inicia no segundo semestre e a viagem está programada para outubro de 2014, sendo que as despesas com locomoção e hospedagem serão subsidiadas pelo curso. O coordenador destaca ainda que a participação na disciplina não implica em custos extras, com exceção das despesas pessoais durante o período no exterior e da confecção do passaporte.

Texto: Tamara Bischoff

Professor doutor Walter Nique palestrou sobre relações entre países da América do Sul

Tamara Bischoff