Naturalista por um dia: conhecimentos ambientais complementam projeto de escola

Postado em 25/04/2014 17h20min

Por Tuane Eggers

Na tarde desta sexta-feira, dia 25, estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Arnaldo José Diel, do município de Estrela, participaram das atividades do projeto de extensão gratuito “Naturalista por um dia”, oferecido pela Univates. Os acadêmicos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental aprenderam sobre temas como polinização e reprodução de plantas, meio ambiente e sustentabilidade, insetos e reaproveitamento de resíduos.

Conforme a professora de Ciências e de Matemática das turmas, Lígia Inês Lohmann, as atividades complementam os ensinamentos da área ambiental praticados na escola. “Temos um projeto na área de meio ambiente que contempla desde as séries iniciais até as turmas de 8º e 9º anos. São propostas diversas tarefas, sendo uma para cada turma, como por exemplo, produção de chás e temperos, semeadura de mudas de hortaliças, recolhimento de pilhas, patrulha ambiental, composteira e identificação de espécies arbóreas”, ressalta.

Lígia conta que todas as atividades realizadas no último ano foram apresentadas em uma mostra realizada na escola. Neste ano, uma das novidades é a tarefa de cuidar de uma fonte de água, cuidando também da arborização do local. “Por ser uma escola do interior, queremos incentivar os alunos a respeitarem a natureza, além de fazer com que, no futuro, eles possam usufruir desses conhecimentos de forma prática”, acrescenta a professora.

Após a realização das oficinas, os estudantes também trabalharão as atividades em sala de aula, quando compartilharão os conhecimentos obtidos na Univates. “Participar desse projeto também é uma forma de abrir os horizontes dos alunos, além de ter uma aula diferente”, completa Lígia.

As oficinas terão continuidade durante o ano todo e recebem inscrições de escolas interessadas em participar. A atividade se constitui em apresentações de minicursos sobre variados temas envolvendo assuntos de Ciências Biológicas, Arqueologia e Química. Podem participar estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e estudantes de Ensino Médio do Vale do Taquari. São disponibilizados materiais necessários para manusear as coleções zoológica, botânica, paleobotânica e arqueológica.

Escolas interessadas em inscrever suas turmas podem contatar pelo e-mail naturalistamcn@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5345.

Texto: Tuane Eggers

Estudantes aprenderam técnicas de reaproveitamento de resíduos, em oficina sobre compostagem