Dia da Contabilidade foi comemorado com relato de diplomados

Postado em 25/04/2014 20h54min

Por -

Quatro diplomados do curso de Ciências Contábeis da Univates compartilharam suas experiências nesta sexta-feira, dia 25, em um evento alusivo ao Dia da Contabilidade realizado no auditório do Prédio 7.

O bacharel em Ciências Contábeis Elson Bender foi o primeiro a contar sua trajetória profissional, enfatizando sua atuação como perito do juízo da esfera estadual. Segundo Bender, suas principais atividades foram relacionadas a ações na área do trabalho. “O períto do juízo é nomeado pelo Juíz, enquanto que o perito assistente é contratado por uma das partes. Ás vezes fazemos a mediação com os peritos das duas partes do processo”, explicou.

Bender acrescentou que a tecnologia evoluiu muito nos últimos anos. “Antigamente os cálculos de horas eram feitos manualmente, uma coisa que eu não aceitava. Com auxílio do professor Haetinger, montamos um software para esses cálculos, o que eu utilizo até hoje”, afirmou. Ele ainda sugeriu que os estudante utilizem as redes sociais para trocar ideias e compartilhar suas dúvidas.

Na sequência, a diplomada Salete Meinerz Lorenz contou sua experiência desde a época em que era estagiária no setor pessoal de uma grande empresa. “Fui convidada por um professor para ingressar em um escritório de contabilidade também na área pessoal, mas sabia lá eu teria a possibilidade de ter mais contato com a prática da contabilidade”, explicou.

Salete ainda falou sobre o Trabalho de Conclusão de Curso que realizou com uma colega fazendo um resgate dos cerca de 950 alunos formados pela Univates até 1998. “Enviamos questionários e tivemos mais de 70% de participação. Foi interessante ver como no início o curso era formado em sua maioria por homens. Em 1980 já havia um equilíbrio, enquanto hoje em dia há mais mulheres cursando Ciências Contábeis”, afirmou.

O evento teve ainda a participação de Clarí Anete Schnor Birkheuer, que contou sua atuação profissional como responsável contábil de uma grande empresa, e de Graziela Reis Bogorni. Ela apresentou a atuação do profissional da Contabilidade no ramo bancário.