Professora visitará Instituto Politécnico de Leiria e participará de atividades na área ambiental

Postado em 29/04/2014 10h59min

Por Tuane Eggers

Por meio de convênio firmado entre a Univates e o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), a professora doutora Jane Mazzarino visitará a universidade portuguesa, entre os dias 1º e 17 de maio, e participará de diversas atividades. Uma delas é a assinatura de convênio entre os grupos de pesquisas Práticas Ambientais e Redes Sociais, coordenado por Jane na Univates, e Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em Educação, do IPL.

A programação da docente também será composta por reunião com professores que atuam em pesquisas sobre mídia e conflitos, aulas de educação ambiental no curso de graduação em Educação Social e aula no curso de mestrado em Desenvolvimento Comunitário. Além disso, Jane participará de reunião com o coordenador do Projeto Rios, que envolve voluntários na coleta de informações sobre os rios. “Encaminhamos um projeto para edital a fim de replicar as atividades do Projeto Rios no âmbito da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas”, explica.

A professora participará, ainda, de visitas técnicas ao Centro de Interpretação Ambiental, que desenvolve projetos de educação ambiental; ao Valorlis, que recolhe resíduos na região da instituição e tem trabalhos relacionados ao tema; e à Estação de Tratamento de Águas Residuais (Etar) Norte, que também mantém projetos na área de educação ambiental. “Além disso, farei o percurso do Lis, da nascente à foz. O Lis é o principal rio da região de Leiria. A bacia hidrográfica do Lis tem problemas muito semelhantes aos da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, por ser uma região suinícola”, completa Jane.

Texto: Tuane Eggers

Professora doutora Jane Mazzarino participará de diversas atividades em Leiria, Portugal