Atividades de projeto de extensão da Univates avaliam saúde dos idosos

Postado em 14/05/2014 18h03min

Por Nathália Braga

As atividades do recém lançado projeto de extensão “Ações Sociais e de Saúde em Gerontologia” iniciaram na tarde desta quarta-feira, dia 14, no Prédio 16 da Univates. Em parceria com a Farmácia-Escola e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), a Instituição promoveu avaliações interdisciplinares com os idosos presentes no evento.

Senhas foram distribuídas entre os participantes, que passaram por testes de memória, medição de glicose, avaliação de pele e coluna e de composição de água e gordura corporais. À medida que eram chamados para os atendimentos, os idosos apresentavam seus últimos exames e remédios aos avaliadores.

Enquanto alguns integrantes do grupo estavam em atendimento, outros assistiam palestra da farmacêutica da Farmácia-Escola, Gisele Jacques, que explicou a forma correta de conservação e validação dos medicamentos, além da observação das datas de validade.

No próximo semestre, os participantes da atividade retornarão à Univates. Na ocasião, serão promovidas oficinas voltadas às necessidades constatadas nos resultados da avaliação, a fim de orientar e informar os idosos.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Alessandra Brod, pela primeira vez o grupo realizou as atividades em ambiente da Instituição. Conforme ela, a intenção é avaliar a saúde dos idosos e atrair mais pessoas de diversos municípios interessados em integrar o projeto.

Informações podem ser obtidas pelo e-mail passgerontologia@univates.br ou pelo telefone (51) 9104-5554.

Conheça o projeto

O projeto de extensão Ações Sociais e de Saúde em Gerontologia tenciona desenvolver espaços de informação e reflexão sobre aspectos relacionados à prevenção e à promoção do bem-estar na terceira idade. Com base nisso, são desenvolvidos grupos de estudo, oficinas, palestras, cursos e pesquisa na área do envelhecimento.

O grupo se reúne quinzenalmente para estudar, definir protocolo de avaliações para os idosos, e analisar e discutir os resultados. Em encontros bimestrais, ocorrem rodas de conversa com a equipe do projeto e os coordenadores municipais de grupos da terceira idade da região do Vale do Taquari.

Os integrantes do projeto representam a Univates no Fórum Gaúcho das IES com ações voltadas ao envelhecimento. Cerca de 12 Instituições de Ensino Superior discutem e trocam experiências relativas ao envelhecimento, além de desenvolverem evento científico.

Podem participar do grupo idosos com mais de 60 anos de idade, podendo municípios inscrever no mínimo 10 e no máximo 45 idosos para a tarde de atendimento.

Texto: Nathália Braga

Grupo de idosos de diversos municípios participaram de atividades avaliativas de saúde na Univates