Seminário aborda emergências psiquiátricas

Postado em 16/05/2014 11h04min

Por Tuane Eggers

Na manhã desta sexta-feira, dia 16, a Univates deu início ao seminário e à oficina “Emergências Psiquiátricas”, que prosseguem durante o turno da tarde. A atividade conta com apoio do curso e do Diretório Acadêmico de Enfermagem, em parceria com a Secretaria de Saúde de Lajeado.

Na abertura oficial do evento, a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Lajeado, Joseane Hilgert, falou sobre a programação realizada durante a Semana da Saúde Mental. “Hoje estamos fechando a programação com esta atividade de extrema importância para o município e para a região”, ressaltou ela, acrescentando que é preciso refletir sobre o tema para saber como lidar com pacientes em momentos de crise.

Em seguida, o Secretário de Saúde do município de Lajeado, professor Glademir Schwingel, salientou que foi uma alegria ver o auditório lotado, devido à importância do tema. “Temos que pagar uma dívida histórica que temos com os portadores de transtornos psíquicos, pois os maltratamos e ignoramos por muito tempo. Abordar o surto psíquico é importante porque geralmente é algo imprevisível. Precisamos nos instrumentalizar, de alguma forma, para saber como agir nessa hora”, explicou.

A coordenadora da atividade, professora Eliane Lavall, contou que a ideia do evento surgiu de uma necessidade da rede de Saúde e de constantes solicitações por parte de alunos. A coordenadora do curso de Enfermagem, Arlete Eli Kunz da Costa, agradeceu a presença de todos e também às parcerias estabelecidas para a realização deste encontro. “A ideia de tratar sobre o tema emergências psiquiátricas surgiu de uma conversa com a professora Eliane, que dizia que eram frequentes as dúvidas nessa área por parte dos alunos”, disse ela, lembrando que ainda é possível efetuar inscrições para participar das atividades no turno da tarde.

Após, teve início a palestra de Isadora Santos, que atua nos Centros de Atenção Psicossocial Amanhecer, do município de Canoas, e Nova Vida, da cidade de Viamão. Ela abordou o tema “Caracterização das emergências psiquiátricas”. Em sua fala, ela explicou que, em momentos de crise, é importante trabalhar em equipe, o que se torna uma forma de dividir as angústias. Isadora definiu o momento de crise como uma situação que apresenta risco grave de vida ou social. “Precisamos fazer intervenção naquele momento para que danos maiores sejam evitados para aquela pessoa ou para as que estão ao seu redor. O caráter urgente é uma maneira de definir prioridades no atendimento”, afirmou.

A palestrante abordou diversos fatores que envolvem o atendimento em um momento de crise psiquiátrica, como a estabilização do quadro, hipóteses diagnósticas, exclusão de causa orgânica, encaminhamento, local de atendimento, entre outros. De acordo com Isadora, raramente o atendimento de emergência se encerra em si mesmo, sendo necessário algum tipo de encaminhamento para tratar o problema.

Sobre o local de atendimento, ela acredita que alguns detalhes devem ser observados. “É importante conseguirmos pedir ajuda, pois imaginamos como vai ser um atendimento, mas somente saberemos mesmo depois que ele termina”, acrescentou Isadora, lembrando que o ideal é tentar saber com antecedência o tipo de paciente que será atendido para preparar materiais e medicamentos e prever suas atitudes.

Em sua palestra, Isadora também falou sobre alguns tipos específicos de pacientes, como deprimido grave, com comportamento suicida, psicótico, violento, ansioso e usuário de substância psicoativa. Ela abordou as especificidades de cada atendimento, acrescentando detalhes sobre como lidar com cada caso.

Após a explanação de Isadora, também foi realizada a palestra “Ansiedade e emergências psiquiátricas”, ministrada por Marcelo Basso de Souza. A atividade prevista para o turno da tarde, intitulada “Contenção mecânica em situações de crise”, será abordada por Márcio Silveira. A programação da tarde contará com curso seguido de atividade prática.

Inscrições ainda podem ser realizadas pelo site www.univates.br/eventos. Informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramais 5454 ou 5512.

Texto: Tuane Eggers

Após abertura oficial, Isadora Santos falou sobre caracterização de emergências psiquiátricas