Dia sem Carro marca lançamento do Bicivates

Postado em 18/05/2014 18h01min

Por Nicole Morás

A Univates realizou neste domingo, dia 18, o Dia sem Carro, um evento com o objetivo de incentivar o uso de transportes sustentáveis e a prática de exercícios físicos. A atividade também marcou o início das atividades do Bicivates, sistema de compartilhamento de bicicletas da Instituição.

Com a avenida Avelino Tallini fechada para a circulação de veículos, foram as bicicletas, patins, skates e patinetes que tomaram conta da via. O público de todas as idades aproveitou o dia ensolarado para curtir o câmpus da Univates, especialmente junto à rótula em frente ao Centro Cultural, onde foram realizadas ações voltadas à saúde, como medida de glicemia e aferição de pressão arterial.

No Prédio 11, monitores orientaram o cadastro de alunos, professores e funcionários no sistema do Bicivates, que após cinco minutos, já permitia aos usuários retirarem bicicletas na estação localizada junto ao prédio. O acadêmico de Design, Giovani Amaral da Luz foi um dos primeiros a se cadastrar no local. “Achei a ideia do Bicivates genial, pois o câmpus é comprido e assim vai diminuir bastante o tempo e facilitar o deslocamento”, explicou.

Pós-graduada pela Univates, Aline Holz aproveitou o Dia sem Carro para pedalar e tomar chimarrão junto com o marido, que é aluno da Instituição. “A iniciativa é muito legal! Nós pedalamos por aqui às vezes e a avenida deveria ser fechada em outros domingos, pois muitos motoristas não respeitam o ciclista. Desta forma ficamos mais seguros”, afirmou.

De acordo com uma das coordenadoras do evento, Ângela Braun, a iniciativa do Dia sem Carro deverá continuar em outros momentos. “Os objetivos foram alcançados e tivemos um retorno muito positivo das pessoas que trouxeram suas famílias e participaram conosco”, garantiu.

A animação do evento ficou por conta da Banda La Roots, sendo que houve ainda participação do grupo de ciclismo Pedalajeado, da ervateira Natumate e da Corsan.

Bicivates: compartilhamento de bicicletas para a comunidade acadêmica
Com 120 bicicletas distribuídas em três estações, o Bicivates oferece uma alternativa sustentável e saudável para os deslocamentos no câmpus da Univates. A sua utilização é gratuita por até duas horas e voltada aos alunos, professores e funcionários da Instituição. O cadastro prévio para utilização do Bicivates pode ser feito pelo site www.univates.br/bicivates, onde também está disponível o termo de uso do sistema.

Texto: Nicole Morás

Dia sem Carro foi realizado na Avenida Avelino Tallini e marcou lançamento de sistema de bicicletas compartilhadas

Nicole Morás

Giovani Amaral da Luz aproveitou o evento para se cadastrar no Bicivates e pedalar