Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Professores ministram aulas na Universidade de Halmstad, na Suécia

Postado em 21/05/2014 13h18min

Por -

Entre os meses de abril e maio, os professores doutores Ivan Cunha Bustamante Filho e Simone Stülp atuaram como professores visitantes na Universidade de Halmstad, Högskolan i Halmstad, na Suécia. Na ocasião, os professores ministraram aulas para turmas de cursos de graduação e orientaram alunos em suas pesquisas para Trabalhos de Conclusão de Curso. A professora Simone ministrou aulas de química, enquanto o professor Bustamante Filho, de microbiologia e bem-estar animal.

As atividades foram desenvolvidas por meio do programa de cooperação internacional Linneaus Palme, que viabiliza bolsas de estudo para acadêmicos de graduação e o intercâmbio de professores entre as duas instituições. Essa cooperação existe há oito anos e permite intensa troca de experiências entre professores e alunos das duas universidades.

Desde a sua implantação, sete professores da Univates já lecionaram na Suécia, e oito professores suecos ministraram aulas e cursos para estudantes da Univates. Da mesma forma, diversos acadêmicos da Univates vivenciaram a experiência de morar na Suécia. Alunos suecos também puderam ampliar seus conhecimentos e conhecer o Vale do Taquari e o Brasil.

O professor Bustamante Filho ressalta que essas oportunidades podem surgir para todos, mas é importante estar preparado. “O conhecimento da língua inglesa é fundamental, pois, no caso da Suécia, a maioria da população fala inglês fluentemente. A língua é muito importante para que a aula seja ministrada de forma agradável e fluente, estreitando a troca entre alunos e professores”, ressalta.

O pesquisador destaca, ainda, que o estudo do inglês foi muito importante e constante desde a sua graduação, sendo exercitado com livros e conhecendo pesquisadores em congressos internacionais. “É por isso que o Projeto i é estratégico hoje na Univates. A cada dia, o mundo está mais acessível, mas, se não tivermos conhecimentos de idiomas importantes como inglês e espanhol, esse mundo não estará ao nosso alcance”, completa.

Professores Ivan Bustamante Filho e Simone Sülp estiveram na Suécia entre os meses de abril e maio

Divulgação

Professores Ivan Bustamante Filho e Simone Sülp estiveram na Suécia entre os meses de abril e maio

Divulgação

Notícias Relacionadas