Participantes de workshop sobre energias limpas conhecem laboratório de energia solar e parque eólico

Postado em 22/05/2014 16h54min

Por -

Na última sexta-feira, dia 16, foi realizada a visita técnica ao Laboratório de Energia Solar da Ufrgs e ao Parque Eólico de Osório, que integrou o “Workshop sobre energias limpas e renováveis – perspectivas para o desenvolvimento sustentável”, realizado no dia 3 de maio. A visita envolveu 45 estudantes de diversos cursos da Univates, como Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia de Produção, Engenharia de Controle e Automação e Ciências Biológicas.

No Laboratório de Energia Solar da Ufrgs, pesquisadores da Instituição apresentaram as ações desenvolvidas, projetos atuais e também testes feitos com Painéis Solares Térmicos e Fotovoltaicos ao longo dos 35 anos de existência do local.

Após, o destino foi o Parque Eólico de Osório, onde foram apresentados vídeos institucionais da empresa, além de todo o histórico de projeto, construção e operação do maior Parque Eólico do Brasil. Depois da abordagem técnica, os participantes realizaram uma visita externa às torres eólicas e compreenderam os desafios tecnológicos e ambientais para a geração de energia elétrica por uma fonte limpa e renovável.

O evento foi organizado pelo Curso de Engenharia Ambiental. Acompanharam a visita técnica os professores Rafael Rodrigo Eckhardt (coordenador de Engenharia Ambiental) e Leonardo Rocha (coordenador de Engenharia Elétrica). Eles contam que, devido ao sucesso do evento, já estão pensando uma segunda edição para o próximo ano.

Laboratório de Energia Solar da Ufrgs foi um dos locais visitados