Inscrições para Bolsa Probes ocorrem de 30 de maio a 14 de junho

Postado em 29/05/2014 16h12min

Por Nicole Morás

Iniciam nesta sexta-feira, dia 30, as inscrições para o processo seletivo do Programa Municipal de Bolsas ao Ensino Superior – Probes. Subsidiado pelo município de Lajeado, o programa era conhecido como “Bolsa Carência”. A bolsa é fixada em R$ 500,00 (quinhentos reais) mensais e será concedida no período de 1º de agosto a 31 de dezembro de 2014.

O Probes é destinado a alunos carentes e residentes no município de Lajeado e contará com 162 bolsas. Lembrando que é considerado aluno carente aquele devidamente matriculado no curso superior que possui renda per capita de até três salários mínimos por integrante do grupo familiar, conforme referencial do Programa Universidade para Todos – Prouni.

Neste ano, houve a preocupação por parte do Poder Público Municipal e da Univates de alterar a forma de sua concessão, objetivando apoiar a iniciação à prática profissional, aprimorar a formação dos estudantes e contribuir para a elevação do padrão de qualidade da Educação Básica municipal. Em virtude disso, a Bolsa Probes exigirá dedicação de uma carga horária mínima de 40h mensais.

Como pré-requisito, os candidatos devem residir em Lajeado; estar regularmente matriculado em curso de licenciatura ou bacharelado da Univates nas áreas abrangidas pelo Probes e em no mínimo 180 (cento e oitenta) horas, preferencialmente; ser selecionado conforme o presente Edital; e estar apto a iniciar as atividades relativas ao projeto imediatamente após ser aprovado.

Os alunos aptos a participar do processo de seleção do Probes devem formalizar sua inscrição, exclusivamente, no site da Univates, preenchendo todos os dados destacados como obrigatórios. Alunos com matrícula trancada no semestre 2014/A podem inscrever-se para o processo seletivo e, se classificados, devem matricular-se para um curso de graduação no semestre 2014/B até a data de assinatura do Termo de Concessão da Bolsa.

A seleção será realizada por Comissão composta por um representante de cada um dos seguintes órgãos: Poder Executivo de Lajeado, Poder Legislativo de Lajeado, Conselho Municipal de Educação de Lajeado, Univates e do Diretório Central de Estudantes – DCE da Univates.

A lista dos candidatos pré-selecionados será divulgada no dia 17 de junho, sendo estes responsáveis por entregarem os documentos solicitados no período de 18 a 27 de junho, através de protocolo junto ao Setor de Atendimento ao Aluno da Univates.

Mais informações podem ser conferidas no site www.univates.br/espaco-academico/financiamentos/probes ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5307 (com Luana) ou pelo e-mail creditos@univates.br.

Relação de bolsas disponíveis:

Cursos contemplados

Percentual de Bolsas

Nº de bolsas

Licenciaturas em História, Letras, Ciências Exatas, Ciências Biológicas e Educação Física

Arquitetura e Urbanismo

Texto: Nicole Morás

Comissão de seleção da Bolsa Probes é composta por representantes do município de Lajeado, da Univates e do DCE da Instituição

Nicole Morás