Perícia Forense será tema de palestra

Postado em 04/06/2014 09h33min

Por Tuane Eggers

No próximo dia 18 de junho, a Univates promove palestra sobre “Perícia Forense: experiência profissional”, ministrada pelo químico e perito criminalista Rogério Saldanha. O evento, gratuito, será realizado, a partir das 19h30min, no auditório do Prédio 7.

A atividade, que busca aproximar os acadêmicos da realidade desse campo profissional, é voltada a estudantes dos cursos de Química Industrial, Ciências Biológicas, Medicina, Biomedicina e área das Engenharias, além de demais interessados. Inscrições podem ser feitas pelo site www.univates.br/eventos.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5520.

Saiba mais sobre o tema

Perícia forense é o termo adotado para analisar os métodos científicos da criminalística para identificar e obter evidências necessárias para o auxílio da Justiça. A perícia forense trabalha investigando o fato de um crime com materialização do ato criminoso, por meio da confecção de provas de ordem técnico-científica que comprovem a veracidade do fato, de forma a não deixar dúvidas sobre as evidências investigadas.

Dessa forma, o perito é um profissional capacitado e atualizado, que possui a habilidade necessária para tal tarefa, utilizando meios científicos, técnicos ou artísticos para provar a veracidade do fato em questão. Um exame pericial pode consistir em perícia realizada em móveis, pessoas, equipamentos, entre outros. Após a análise de todas as evidências, ele elabora um laudo técnico pericial, que passa a ser uma das provas que compõem um processo judicial.

Texto: Tuane Eggers

Tuane Eggers