Palestra sobre Neurociência e Aprendizagem dá início a eventos

Postado em 05/06/2014 16h28min

Por Tuane Eggers

Na tarde desta quinta-feira, dia 5, a Univates realizou a abertura oficial do IV Seminário Institucional do Pibid/Univates, do II Simpósio Nacional sobre Docência na Educação Básica e do I Congresso Internacional de Ensino e Aprendizagens. Os eventos prosseguem até o próximo sábado, dia 7, e buscam refletir sobre questões relacionadas à cognição e à aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento no âmbito da formação de professores e da docência na Educação Básica.

Na abertura oficial do evento, a Secretária de Educação do município de Lajeado, Eloede Maria Conzatti, saudou a todos os presentes – em especial, aos bolsistas do Pibid. “Falar em Pibid é falar em qualificação profissional e em parcerias. É uma política pública muito importante, por colocar os bolsistas em contato direto com a realidade profissional. Estamos qualificando as pessoas que estarão cuidando e educando nossas crianças e adolescentes”, ressaltou ela.

Em seguida, a coordenadora do Pibid/Univates, professora Cristiane Hauschild, comentou sobre o número de trabalhos inscritos e instituições envolvidas no evento, oriundas de nove estados brasileiros. “Reunimos aqui os diferentes atores que fazem da escola um local de aprendizagem. Escolhemos este tema porque consideramos necessário, na educação contemporânea, falar sobre cognição, que é um tema diretamente ligado à aprendizagem”, salientou a professora.

Após, a pró-reitora de Ensino da Univates, professora Luciana Carvalho Fernandes, falou sobre a importância desse espaço de reflexão e de aprendizagem para discutir a prática profissional cotidiana. “Nunca canso de dizer que esta Instituição nasceu para a formação de professores, atuando nessa área há mais de 40 anos. Eventos como o de hoje só ressaltam a importância dessa tarefa”, destacou ela. A coordenadora adjunta da 3ª Coordenadoria Regional de Educação, Denise Goulart, também participou da cerimônia oficial de abertura.

Integrando a proposta geral dos eventos em abordar o tema “Cognição e aprendizagem: múltiplos olhares”, o professor doutor Augusto Buchweitz, da PUCRS, deu início à sua palestra intitulada “Neurociência e Aprendizagem”, mediada pela professora doutora Grasiela Bublitz, da Univates. Buchweitz é coordenador de pesquisa em ressonância magnética funcional no Instituto do Cérebro – InsCer.

O professor iniciou sua fala abordando o tema “Desenvolvimento do Capital Mental”, conceito que afirma que uma nação deve buscar oferecer ao seus cidadãos o que de melhor houver para possibilitar o desenvolvimento de suas habilidades, do início ao fim de suas vidas. Entre os aspectos citados por ele, estiveram o fortalecimento do cérebro nos jovens e adultos, o que a ciência pode fazer na infância e a identificação precoce de transtornos.

De acordo com Buchweitz, quanto mais cedo um transtorno for descoberto, maiores as chances de descobrir sua solução ou estratégias para lidar com essa dificuldade. “A pessoa com dislexia, por exemplo, sempre será um leitor com dificuldades, mas poderão ser desenvolvidas estratégias para lidar com isso”, exemplificou ele.

Sobre a importância da escola nesse sentido, o palestrante afirmou que é o local onde o cérebro tende a ser mais estimulado, além do ambiente domiciliar. Considerando o fato de que a maturação do cérebro segue até os 20 anos e além, o período escolar é determinante. “Há questões genéticas que facilitam ou prejudicam o aprendizado, mas de nada adianta essa predisposição se não houver um ambiente de estímulo para que isso aconteça”, acrescentou Buchweitz.

Ao falar sobre a leitura no processo de aprendizagem, o professor salientou que “aprender a ler é se adaptar”. No entanto, por não ser um processo natural, para alguns, pode trazer dificuldades permanentes. “A grande dificuldade da dislexia é na interpretação e decodificação de grafemas, que é a união das sílabas com seu respectivo som. Então, a pessoa tenta adivinhar a palavra”, complementou Buchweitz, ressaltando que essa dificuldade resulta em uma má interpretação do conteúdo do texto. Segundo ele, leitura com audiobook pode ser uma alternativa para lidar com a dislexia.

Os eventos prosseguem no turno da noite, a partir das 19h30min, com mesa-redonda sobre “Cognição e aprendizagem: múltiplos olhares”, sendo convidados as professoras doutoras Lilian Cristine Hübner, da PUCRS, Rosimeri de Oliveira Dias, da UERJ, e Denise Silva Vilela, da UFSCar. A mediação será da professora doutora Ieda Maria Giongo, da Univates.

Durante a sexta-feira, dia 6, serão realizadas comunicações orais, oficinas, sessão de pôsteres e mesa-redonda sobre o tema do evento. Os convidados serão as professoras doutoras Fernanda Antoniolo de Carvalho, da Furg, Elaine Prodócimo, da Unicamp, e Patrícia Lima Martins Pederiva, da UnB. A mediação será da professora doutora Angélica Vier Munhoz, da Univates. A partir das 22h, será realizada confraternização por adesão e momento cultural.

Já no sábado, dia 7, a partir das 8h30min, será realizada a palestra de encerramento “Cognição, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas”, ministrada pelo professor doutor António Nóvoa, da Ulisboa, com mediação da professora doutora Maria Madalena Dullius, da Univates.

Interessados em participar podem efetuar sua inscrição pelo site www.univates.br/eventos, com investimento único de R$ 100,00. Detalhes podem ser conferidos pelo site www.univates.br/seminariopibid.

Texto: Tuane Eggers

Após abertura oficial do evento, professor doutor Augusto Buchweitz ministrou palestra sobre “Neurociência e Aprendizagem”

Coordenadora do Pibid/Univates, professora Cristiane Hauschild

Coordenadora do Pibid/Univates, professora Cristiane Hauschild