Oficinas pedagógicas reúnem alunos de Ensino Médio na Univates

Postado em 10/06/2014 12h01min

Por Nathália Braga

Acadêmicos do curso de Pedagogia da Univates estão realizando, nos dias 10, 11 e 18 de junho, oficinas pedagógicas com estudantes de Ensino Médio do Curso Normal. A atividade curricular compõe o Estágio Supervisionado e contempla alunos de quatro escolas do Vale do Taquari – Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, de Lajeado, Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã, de Estrela, Instituto Estadual de Educação Pereira Coruja, de Taquari, e Escola Estadual de 1º e 2º Graus Monsenhor Scalabrini, de Encantado.

Dez atividades são divididas nos turnos manhã e tarde, durante os três dias do evento: “Processos de in/exclusão na escola”, “Literatura em questão”, “O corpo em ação”, “A Arte pela Arte”, “Alfabetização matemática: a teoria na prática”, “Avaliação: outros modos de pensar e fazer”, “Afetações do corpo”, “Experimentações cartográficas: olhares, sentidos e possibilidades”, “Musicalidade e escola: reflexões acerca do tema”, e “Alfabetização e letramento nas práticas da Hora do Conto”.

As responsáveis por ministrar as oficinas são as alunas Aline Bagatini, Aline Friedrich, Ana Luiza Wolschick, Bárbara Schwarz, Camila Sauter, Carine Birkheuer, Carla Cardoso, Clarissa Correia, Daiane Jung, Denise Mattes, Emanueli Johann, Fabiana Eifler, Franciele Moraes, Graziela Windberg, Jóice Heissler, Júlia Fedrizzi, Juliana Johan, Letícia Scherner, Maiara dos Santos, Marina Manica, Marla Specht, Marluci Bioeu dos Santos, Paula Bueno, Rafaella Junges, Sabrina Seger, Simone Muller e Tatiane Reginatto.

As oficinas são promovidas e supervisionadas pelas docentes Morgana Domênica Hattge, Angélica Vier Munhoz e Danise Vivian, e vinculadas ao Projeto de Extensão Formação Pedagógica e Pensamento Nômade, coordenado pela professora Angélica. Conforme Morgana, os encontros objetivam trazer os estudantes das escolas de Curso Normal para discutir temas já abordados em sala de aula. “Queremos contribuir com as discussões e aprender com os alunos”, destaca a professora.

Na tarde desta terça-feira, dia 10, a atividade inicia às 13h30min, com encerramento às 17h30min. Mais informações e horários dos próximos encontros podem ser conferidos pelo site www.univates.br, no calendário de eventos.

Texto: Nathália Braga

Alunos do Ensino Médio de escolas da região integraram oficinas do curso de Pedagogia da Univates