Espaços Arte da Univates recebem novas exposições

Postado em 16/06/2014 16h07min

Por Nathália Braga

Artistas de diversas cidades expõem suas obras nos Espaços Arte da Univates neste mês. Os locais são destinados a receber mostras de trabalhos desenvolvidos por pessoas talentosas que se interessam em divulgar sua arte.

Desde o último dia 11 de junho, Arlete Santarosa, de Porto Alegre, mantém a exposição “Entre Laçadas – Da xilo ao Crochê, do Fio à Gravura”, no Espaço Arte 3. Com as técnicas mista e Xilogravura, a porto-alegrense propõe uma leitura do crochê através da xilogravura, com intenção de provocar o reconhecimento da beleza e poesia contidas na técnica. O Crochê protagoniza a conectividade da convivência, a tessitura da amizade e a forte cumplicidade do feminino tão presente nos inconscientes.

Ronaldo Dias, de Vacaria, possui seus cartoons expostos nos espaços Arte 7 e 8 da Univates desde o dia 12 de junho. O artista desenvolve, com muita precisão e criatividade, cartoons coloridos, impressos em photoshop, onde destaca o cotidiano dos cidadãos brasileiros, satirizando e ironizando situações rotineiras ou abstratas do dia a dia. Os trabalhos ficam à mostra até o dia 8 de julho.

Já o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo ocupa o Espaço Arte 11, até o próximo dia 14 de julho, com fotografias da viagem ao Chile, feitas pelos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo. Entre os locais frequentados registrados nas fotos estão o Campus da Universidad Católica de Chile, Parque Cerro San Cristóban, Museo de la Memoria y los Derechos Humanos. O grupo visitou o país por uma semana, entre os últimos dias 16 e 22 de maio.

No Espaço Arte 9, Flávio Lemos Pacheco, de Novo Hamburgo, apresenta telas que buscam o equilíbrio no incompleto e na diferença, tangenciando as palavras de Tomie Otake quando ela diz: “A experiencia do visível passa pelo invisível”. E a partir desta terça-feira, dia 17, a pintora Ilse Ana Piva Paim, de Carazinho, terá expostas, no Espaço Arte 9B, suas telas pintadas com acrílico. Intitulada “Ave Pássaro”, a mostra contém imagens de aves e suas cores e formas.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5945, ou pelo e-mail nucleodecultura@univates.br.

Edital para novas exposições
Até o próximo dia 5 de julho, o Núcleo de Cultura e Eventos da Univates recebe inscrições de artistas interessados em expor suas obras nos Espaços Arte durante o semestre 2014/B. O edital visa a selecionar projetos de artistas plásticos e entidades culturais para ocupação das áreas da mostra. As informações podem ser conferidas no site www.univates.br/nucleodecultura.

Texto: Nathália Braga

Leitura do crochê através da xilogravura está em exposição no Espaço Arte 3