A Univates está investindo em mais um projeto inovador na área de energia renovável: uma árvore solar fotovoltaica. Trata-se de uma estrutura em formato de araucária, árvore símbolo do sul do Brasil, que transforma a energia do sol em energia elétrica limpa e renovável. Durante o período da Copa do Mundo, a árvore solar está exposta na cidade de Porto Alegre.
De acordo com o coordenador do Laboratório de Biorreatores da Univates, professor doutor Odorico Konrad, a árvore foi construída com o objetivo de demonstrar para a comunidade ações simples e sustentáveis que podem ser úteis no dia a dia. A energia é armazenada em um conjunto de duas baterias localizadas na parte interna da árvore, fornecendo a carga necessária para iluminação noturna e para carregamento de equipamentos eletrônicos, por meio de um cabo universal.
A árvore tem as dimensões de 4,40m de altura, tronco de 0,37m apoiado em uma base flangeada enterrada a 1,20m de profundidade, com oito placas fotovoltaicas de 50W cada, além de outras quatro placas de 30W cada, totalizando 520WP. A ação foi desenvolvida pelas empresas LLBC e OZ Engenharia, de Porto Alegre, em parceria com a Univates e a SECOPA, visando incentivar práticas sustentáveis previstas nos requisitos da FIFA.
Durante a tarde do último domingo, 15 de junho, dia do primeiro jogo da Copa do Mundo em Porto Alegre, torcedores de diversas nacionalidades já utilizaram a estrutura para carregar seus celulares. A árvore permanece até o dia 13 de julho na Praça da Avenida Borges de Medeiros, em frente ao Tribunal de Justiça/RS, próximo ao shopping Praia de Belas. Depois disso, será instalada na Univates para que a comunidade acadêmica possa usufruir de suas utilidades.
Texto: Tuane Eggers
