8º Encontro da Rede Prosa ocorre nesta quinta

Postado em 30/07/2014 09h58min

Por Nathália Braga

Pela segunda vez, a Univates será anfitriã dos eventos da Rede Prosa. Nesta quinta-feira, dia 31, ocorrerá o 8º Encontro de Jornalismo das TVs Universitárias Comunitárias Gaúchas, o 3º Encontro dos Gestores das TVs Universitárias Comunitárias Gaúchas e o 2º Encontro das Rádios Universitárias Comunitárias Gaúchas. As atividades iniciam às 9h, no hall do Prédio 11.

Após a recepção das 12 instituições comunitárias gaúchas, serão iniciados os debates específicos, às 10h. O encontro de jornalismo das TVs universitárias comunitárias gaúchas ocorre no auditório do Prédio 11, enquanto a reunião dos gestores das TVs universitárias comunitárias gaúchas será realizada na sala 206 do mesmo prédio. Já o encontro das rádios universitárias comunitárias gaúchas ocorrerá na Agência Experimental de Comunicação (Aecom), sala 217 do Prédio 11.

Ao final das rodas de conversa, haverá tour guiado pela Univates, seguido de almoço e visitas ao Centro Cultural, à TV Univates e à Rádio Univates. Logo após, às 15h, o reitor da Univates e presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – Comung, professor Ney José Lazzari, palestrará sobre o tema “Comung: desafios e oportunidades”, no auditório do Prédio 11.

O encerramento do 8o Encontro Rede Prosa contará com apresentação técnica sobre sistema de automação de redação para telejornalismo, além de definição de local e data para a próxima edição do evento. No encerramento do encontro será realizado pocket show com a banda Bico Fino Brothers Band.

Saiba mais sobre a Rede Prosa

A Prosa é uma rede de cooperação de 12 Instituições Comunitárias de Ensino Superior (Ices) credenciadas ao Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas, o Comung. A ideia da fundação da Rede Prosa surgiu no Rio de Janeiro, em um encontro de jornalismo do Canal Futura. Os representantes das TVs gaúchas que participaram do evento decidiram se reunir também no próprio estado para fomentar parcerias regionais.

Em junho de 2011 iniciaram os diálogos sobre a construção da rede e, em 9 de novembro de 2012, em evento realizado na Univates, fundou-se, de fato, a Rede Prosa. Os encontros entre as instituições de ensino têm como objetivos a troca de experiências, a capacitação dos profissionais e estudantes de Comunicação Social, além do estreitamento de projetos entre as TVs.

Um dos pontos de relacionamento direto e de construção coletiva das TVs comunitárias é a construção de séries temáticas com matérias da Rede Prosa, que são utilizadas e transmitidas por todas as instituições vinculadas à rede. Nesta edição, são nove vídeos produzidos pelas universidades, com o assunto “Arte de rua enquanto contracultura”. A parceria com o Canal Futura possibilita também a exibição desses conteúdos em âmbito nacional.

Com a evolução e o crescimento das reuniões, que tratavam como tema central o jornalismo, observou-se a necessidade de criar um espaço para debates de gestores das TVs e também a inclusão de rádios. Desde a sexta edição do Encontro Rede Prosa está incluído o encontro dos gestores e, desde a sétima reunião, as atividades das rádios.

Texto: Nathália Braga

Encontro reunirá TVs universitárias comunitárias gaúchas para promover troca de experiências