Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates é representada em encontro internacional de reitores

Postado em 30/07/2014 14h52min

Por Tamara Bischoff

O reitor da Univates, Ney José Lazzari, participou, dias 28 e 29 de julho, do III Encontro Internacional de Reitores da Universia 2014. O evento ocorreu na cidade do Rio de Janeiro e teve como tema central “A universidade do século XXI – uma reflexão da Ibero-América”.

Cerca de 1.100 reitores de 33 países estiveram presentes ao encontro, que debateu sobre dez temas fundamentais para o mundo da educação superior na América Ibérica. Do Brasil, estiveram representadas mais de 500 universidades.

O evento contou com mais de duas mil contribuições de especialistas acadêmicos por meio de redes sociais, uma grande variedade de temas tratados e palestrantes de diferentes países, mais de 100 mil participantes na geração de conteúdos e um amplo emprego de tecnologia.

O presidente da Universia, Emilio Botín, agradeceu o esforço e colaboração de todos os que participaram da preparação, desenvolvimento e conclusões do III Encontro, que classificou como “histórico”. O evento encerrou com um compromisso institucional das universidades presentes concretizado na Carta Universitária Rio 2014. Conforme Emilio Botín, a Carta do Rio “representa não apenas uma declaração de princípios, e sim um magnífico roteiro para que a Universidade Iberoamericana desempenhe um papel determinante nos próximos anos".

Em seu discurso, o presidente da Universia estimulou as instituições regionais e mundiais, empresas e universidades a se envolverem pessoalmente para "trabalhar fortemente na difusão das conclusões deste Encontro e em fazer com que a Carta do Rio seja conhecida e que sejam desenvolvidos planos concretos e cronogramas de implementação". Botín reiterou o apoio do Banco Santander e da Universia para atingir os objetivos estabelecidos e assumiu o compromisso de alocar 700 milhões de euros a projetos universitários nos próximos quatro anos, dos quais 40% serão destinados a bolsas de acesso de mobilidade nacional e internacional de estudantes e professores; 30% a fomentar a pesquisa, inovação e o empreendedorismo universitário e os 30% restantes para apoiar projetos acadêmicos e iniciativas destinadas à modernização e incorporação das novas tecnologias na universidade.

O IV Encontro Internacional de Reitores Universia será realizado em Salamanca, no ano de 2018.

Universia

A Universia é um projeto que nasceu há 14 anos na Internet, a serviço da comunidade universitária ibero-americana. Conta, hoje, com 1.290 universidades parceiras dos 23 países iberoamericanos, conectando 16,8 milhões de alunos e professores universitários para oferecer um espaço comum de troca de conhecimento e cooperação, impulsionando projetos com universidades, empresas e alunos e atendendo às necessidades de pré-universitários, universitários, alunos de pós-graduação e professores.

 

 

Texto: Tamara Bischoff

Fonte: Universia  

Carlos Della Rocca

Carlos Della Rocca

Notícias Relacionadas