Profissionais compartilham experiências em encontro da Rede Prosa na Univates

Postado em 31/07/2014 16h46min

Por Nathália Braga

A oitava edição do Encontro de Jornalismo das TVs Universitárias Comunitárias Gaúchas, o 3º Encontro de Gestores das TVs Universitárias Comunitárias Gaúchas e o 2º Encontro das Rádios Universitárias Comunitárias Gaúchas ocorreram nesta quinta-feira, dia 31 de julho, na Univates. As atividades iniciaram no hall do Prédio 11, com coffee break oferecido aos representantes dos veículos de comunicação de dez instituições do Rio Grande do Sul, credenciadas ao Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung).

O coordenador da TV Univates, professor Sandro Kirst, o editor-chefe da emissora, Marcus Staudt, e o coordenador da Rádio Univates FM 95.1, Marcelo Petter, deram as boas-vindas aos convidados. Kirst salientou que, após o primeiro encontro, sediado pela Univates em 2012, a oitava edição do evento finaliza um período. “É o início de um novo ciclo”, destacou ele.

Além disso, o coordenador da TV Univates mencionou a comemoração aos cinco anos da emissora e as modificações previstas na identidade da TV – novos layouts e cenários –, na programação e produção e a transmissão em Full HD. As novidades deverão ser estreadas em agosto.

A pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, professora doutora Júlia Elisabete Barden, também recepcionou e desejou as boas-vindas aos presentes, ressaltando o processo de mudança da TV Univates e as produções de outras emissoras universitárias comunitárias.

Ao fim da recepção, iniciaram-se os debates específicos. O encontro de jornalismo das TVs universitárias comunitárias gaúchas ocorreu no auditório do Prédio 11, com transmissão e discussão das matérias elaboradas pelas emissoras integrantes do consórcio, com a temática “Arte de rua enquanto contracultura”. No mesmo momento, também foram realizados a reunião dos gestores das TVs universitárias comunitárias gaúchas e o encontro das rádios universitárias.

Após as rodas de conversa, os integrantes do evento participaram de tour guiado pela Univates e, em seguida, dirigiram-se para o intervalo. A retomada do evento ocorreu com as visitas ao Centro Cultural, à TV Univates e à Rádio Univates.

Como parte do encerramento das atividades, o reitor da Univates e presidente do Comung, professor Ney José Lazzari, palestrou sobre o tema “Comung: desafios e oportunidades”. Ele abordou assuntos como a fundamental aproximação das instituições de Ensino Superior para enfrentar problemas de mercado e a relação entre as universidades.

“Cada uma tem seu espaço, não precisamos ser necessariamente concorrentes, podemos trocar informações e cooperar umas com as outras”, destacou Lazzari. O reitor se referiu, ainda, ao crescimento de estudantes universitários nos âmbitos nacional e estadual, enfatizando que, apesar do aumento, os números ainda precisam ser estimulados.

A conclusão do evento contou com apresentação técnica sobre sistema de automação de redação para telejornalismo, além de definição de local e data para a próxima edição da atividade. A animação ficou a cargo da banda Bico Fino Brothers Band, que realizou um pocket show ao fim do encontro.

Texto: Nathália Braga

Coordenador da TV Univates, professor Sandro Kirst

Reitor da Univates, Ney José Lazzari

Coordenador da TV Univates, professor Sandro Kirst