Uniapren oferece diversas oficinas gratuitas no mês de agosto

Postado em 01/08/2014 13h50min

Por Tuane Eggers

Durante o mês de agosto, o Laboratório de Aprendizagem da Univates – Uniapren promove cinco oficinas gratuitas para os acadêmicos interessados. A primeira, no dia 9, abordará a utilização de citações e referências em trabalhos acadêmicos e ocorrerá no turno da manhã, das 8h às 12h.

O objetivo é auxiliar os estudantes de diversos cursos, especialmente aqueles que estão iniciando a vida acadêmica, que apresentam dificuldades em utilizar citações diretas e indiretas e em referenciar diferentes fontes de pesquisas – como livros, artigos, capítulos de livros e sites – nos trabalhos acadêmicos das disciplinas. Na ocasião, serão apresentadas, de forma simplificada, as recomendações do Manual da Univates para Trabalhos Acadêmicos nesse sentido.

Outras duas oficinas, programadas para os dias 15 e 16, abordarão a produção de resenhas críticas. Os objetivos são compreender a resenha crítica como um gênero textual que contempla informações, comentários e avaliações sobre o texto original; produzir resenhas críticas a partir de um texto original; e ampliar a capacidade de argumentar. A atividade do dia 15 ocorrerá no turno da noite, das 19h às 22h30min. Já no dia 16, será realizada no turno da manhã, das 8h30min às 12h.

Para proporcionar um momento de reflexão sobre as estratégias de estudo para melhor desempenho acadêmico, será realizada, no dia 27, a oficina “Estratégias de estudos: aprimorando seu autoaprendizado”. O objetivo também é auxiliar no aperfeiçoamento do rendimento nos estudos, com maior autonomia. A atividade ocorre das 19h30min às 21h30min.

Já no dia 29, das 18h30min às 22h30min, o tema da oficina será leitura e interpretação de textos. A atividade busca desenvolver estratégias de leitura e interpretação de textos em Língua Portuguesa para melhor desempenho acadêmico, além de compreender as informações implícitas e explícitas de textos de diferentes gêneros, como de opinião, charges, infográficos, entre outros.

As oficinas acontecem na sala 101 do Prédio 3 e contam com vagas limitadas. Inscrições podem ser feitas pelo site www.univates.br/eventos. Detalhes podem ser conferidos pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5917.

Texto: Tuane Eggers

Uma das oficinas abordará a utilização de citações e referências em trabalhos acadêmicos

Tuane Eggers