Intercâmbio: aprendizagem além da sala de aula

Postado em 11/08/2014 16h21min

Por Nicole Morás

“Ao final de um semestre, é possível verificar que a aprendizagem é sem limites”. A afirmação da acadêmica Lucileine Kummer, do curso de Letras – Português/Inglês da Univates, define bem a experiência de intercambistas que embarcam para o exterior todos os semestres em busca de desenvolvimento acadêmico e pessoal. Muito além do conteúdo de sala de aula, o intercâmbio possibilita o contato com novas culturas.

De volta de um período de seis meses na Concordia - University of Alberta, no Canadá, Lucileine explica que o intercâmbio representou para ela meses incríveis de muitas aprendizagens, conquistas e desafios em todos os sentidos. “O aprendizado não foi só na sala de aula, que por si só já acarretou um enorme conhecimento para mim na área da Linguagem e Literatura da Língua Inglesa, mas também todo o entorno cultural que vivenciei. Olho de uma maneira diferente hoje para o nosso país e para os nossos problemas sociais. O contato com outras culturas nos faz repensar a nossa própria”, afirma.

Aos estudantes interessados em participar de intercâmbio, a acadêmica expõe seu incentivo. “Sigam em frente, pois precisamos buscar nos internacionalizar, conhecer culturas e lugares diferentes, expandir horizontes”, aconselha. Para o primeiro semestre de 2015, as inscrições para intercâmbio pela Univates ocorrem de 27 de agosto a 06 de setembro, no Setor de Atendimento ao Aluno (Prédio 9). São oferecidas mais de 50 vagas para 14 países, incluindo Bélgica, México e Peru. Outros países com opções de intercâmbio acadêmico são: Alemanha, Argentina, Bolívia, Chile, Canadá, Colômbia, Espanha, Finlândia, Inglaterra, Portugal e Suécia.

A seleção será realizada por meio de entrevista com psicóloga da Instituição e um representante da AAII da Univates, em data e local a serem definidos. Para os alunos com carência financeira, a Instituição oferece diversas opções de bolsas e financiamento para pagamento no retorno do intercâmbio. Os resultados deverão ser divulgados no dia 15 de setembro. Mais informações podem ser obtidas com a Assessoria para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (AAII), sala 526 do Prédio 9, pelo telefone (51) 3714-7019, ou e-mail aaii@univates.br.

Confira os requisitos para inscrição:
- estar regularmente matriculado em curso de graduação ou sequencial da Univates;
- ter cursado, com aprovação, de 20% a 90% dos créditos de seu curso;
- comprometer-se, no seu retorno, a compartilhar conhecimentos e experiências adquiridas com colegas da Instituição, bem como, a cooperar nas atividades de adaptação de intercambistas estrangeiros;
- ter disponibilidade para pagar despesas de documentação (passaporte, visto, etc.), passagens, seguro saúde, gastos com alimentação no exterior e moradia quando o convênio entre as instituições não contemplar este quesito;
- ser aprovado em prova de proficiência para intercâmbio quando o país de destino não for Portugal, Colômbia, Argentina e Uruguai.

Intercâmbio 2014B
Neste semestre, 41 estudantes da Univates participam de intercâmbio no exterior – 23 por meio de convênios interinstitucionais e 18 pelo programa federal Ciência sem Fronteiras. A Instituição recebe 15 novos estudantes estrangeiros, além de três alunos que continuam seus estudos iniciados no primeiro semestre de 2014, totalizando 18 intercambistas na Univates.

Texto: Nicole Morás

Lucileine Kummer, aluna de Letras – Português/Inglês, realizou intercâmbio no Canadá

Divulgação

Divulgação