Chef Luciano Lunkes apresenta sua trajetória e a profissão em aula inaugural de Gastronomia

Postado em 11/08/2014 22h11min

Por Nicole Morás

O chef Luciano Lunkes abriu o semestre da graduação em Gastronomia da Univates nesta segunda-feira, dia 11, durante a aula inaugural do curso. Natural de Montenegro, Lunkes falou da sua infância no interior do Rio Grande do Sul e da convivência com um casal de vizinhos que, além de cozinhar, se dedicavam à música. Segundo o chef, eles e sua avó foram as suas grandes inspirações.

Formado em música pela Ufrgs, foi através de uma bolsa de estudos para a Hungria que ele descobriu outras culturas e se deixou ser surpreendido pela gastronomia. “Até então só cozinhava para amigos, até que tive a oportunidade de estudar na The French Culinary Institute, de Nova Iorque. Não sabia o que ia dar, mas vi que era algo muito maior, que era uma paixão e que eu tinha talento”, afirmou ele.
Lunkes abordou também sua experiência em restaurantes, mas disse se encontrar como chef na realização de eventos. Após longa temporada no exterior, trabalhando inclusive para grifes como Calvin Klein e  Christian Dior, Lunkes resolveu voltar ao Rio Grande do Sul, onde consegue conciliar suas atividades como regente de corais e chef.

Sobre a profissão, Luciano afirmou que é necessário estudo e atualização, para saber como e porquê as coisas acontecem e para não precisar seguir sempre uma receita. Aos alunos, ele aconselhou que se joguem de cabeça na profissão. “Somos apaixonados pelo que fazemos, mas não há todo esse glamour que a mídia transmite. E se há, é para pouquíssimos”, afirma. Ele explicou ainda que a função de chef é hierárquica. “O chef não deixa de ser cozinheiro”, afirmou.

Lunkes contou ainda algumas histórias da sua experiência como private chef da estilista Donatella Versace, entre os anos de 2002 e 2005. “Precisamos ter em mente que estamos lá para servir a alguém, tanto que eu nunca disse que não faria algo, mas sim que faria o melhor no que o tempo permitisse”, afirmou. Ao final do evento ele apresentou ainda a sua dissertação de mestrado, “Os Sons da Cozinha”.
A aula inaugural do curso de Graduação em Gastronomia teve ainda apresentação do curso e de professores do semestre, feita pela coordenadora Adriana Regina Bitello, e foi realizada breve apresentação da empresa Tramontina, por Sílvia Degasperi.

Texto: Nicole Morás