Professora representa Univates em Encontro do ForPIBID, em Santa Catarina

Postado em 13/08/2014 10h48min

Por Nathália Braga

Coordenadores Institucionais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), representantes, na região sul, da Comissão ForPIBID – Fórum dos Coordenadores PIBID - se reuniram, na última segunda-feira, dia 11 de agosto, na Universidade Regional de Blumenau. O encontro foi uma continuidade da reunião ocorrida na Univates, em 21 de julho.

O evento objetivou redigir o regimento ForPIBID, o qual terá plenária nacional em dezembro. Estiveram presente as professoras Martha Hoppe, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Cristiane Antonia Hauschild, da Univates, Maria Odete Vieira Tenreiro, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Karina Worm Beckmann, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Adriana Mendonca Destro, da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e Gicele Maria Cervi, da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Após a recepção do reitor da FURB, professor Natel Pollonio Machado, as representantes iniciaram os trabalhos, às 14h, e encerraram as atividades às 22h.

Evento nacional ocorre em dezembro
O IV Seminário Nacional do Pibid e o V Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) serão realizados de 8 a 12 de dezembro de 2014, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal/RN.

As atividades têm concepção multidisciplinar, orientando-se pela reflexão sobre os rumos dados à formação inicial e continuada de professores em diferentes áreas de conhecimento. Esta edição está ancorada no tema “Professores em espaços de formação: mediações, práxis e saberes docentes”.

A intenção é possibilitar a exposição e o diálogo entre trabalhos que contemplem os seguintes subtemas: a relação entre pesquisa e ensino; a avaliação educacional do ensino e da aprendizagem; a identidade, carreira e valorização dos professores; as novas demandas curriculares; a educação na relação com as culturas populares; as linguagens, tecnologias e os valores na perspectiva da formação humana emancipatória; a educação no âmbito da diversidade; a violência e a indisciplina na escola.

Saiba mais sobre o Pibid
O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

Texto: Nathália Braga

Encontro de coordenadores ocorreu na Universidade Regional de Blumenau