Mostra apresenta experiências de registro cartográfico de estudantes de Pedagogia

Postado em 13/08/2014 16h09min

Por Tuane Eggers

Com o objetivo de compartilhar experiências de registro cartográfico realizadas por estudantes de Pedagogia da Univates, o Espaço Arte 11 recebe a exposição “Experimentações Cartográficas”, organizada pela professora Fabiane Olegário. A mostra pode ser conferida, de forma gratuita, até o próximo dia 25 de agosto, no hall do Prédio 11.

A exposição traz um conjunto de ensaios de escrita resultantes de estudos nas disciplinas Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I e Prática Investigativa I e II, ministradas por Fabiane. Além desses, há trabalhos elaborados pelos participantes da oficina Experiências Cartográficas, desenvolvida no primeiro semestre deste ano. “Nessas disciplinas apresento os estudos acerca da cartografia como outra possibilidade de registro escrito, que não está desvinculado do diário de campo, embora nem sempre os registros sejam realizados em um diário”, explica.

De acordo com a professora, como a cartografia opera em processos subjetivos de construção permanente, permite ao cartógrafo a exploração e a invenção de outros mundos. “Consiste em uma outra proposta para conhecer o campo empírico, o qual não tem pretensões de revelar a verdade que supostamente estaria ali para ser descoberta”, ressalta Fabiane.

Além do curso de Pedagogia, a atividade também está vinculada ao projeto de extensão Formação Pedagógica e Pensamento Nômade, coordenado pela professora Angélica Vier Munhoz. Detalhes podem ser obtidos pelo e-mail fabiole@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

Exposição traz um conjunto de ensaios de escrita produzidos por estudantes de Pedagogia