Intercambistas estrangeiros participam do International Day na Univates

Postado em 14/08/2014 11h23min

Por Nicole Morás

Os alunos que realizam intercâmbio na Univates durante este semestre participaram do International Day nesta quinta-feira, dia 14. O grupo de 18 estudantes, dentre os quais três que estudam na Instituição desde o primeiro semestre, foi recebido pela reitoria na sala temática do curso de Relações Internacionais.

Durante o evento, os intercambistas foram orientados quanto a serviços oferecidos pela Univates, como o funcionamento da biblioteca, as opções do Complexo Esportivo e as regras dos laboratórios de informática. No turno da tarde, eles participam de um tour guiado pela Instituição e também por Lajeado.

Acadêmica de Educação Física na Universidad Pedagógica Nacional da Colômbia, Ingrid Pinzon afirmou já ter ouvido falar muito sobre a Univates por meio das boas experiências de outros intercambistas. “Nas duas semanas que estou aqui já pude perceber que há muitas oportunidades. Há o Complexo Esportivo com vários opções, uma biblioteca muito boa, ambientes legais e pessoas acostumadas a receber estrangeiros, sempre com paciência”, afirmou.

Sobre a cidade, Ingrid disse se sentir mais segura e tranquila do que em alguns lugares de Bogotá, onde ela mora. Durante sua experiência, ela espera aprender muito e falar mais o português. “Também quero compreender melhor a cultura e abrir portas para novas possibilidades”, finalizou.

Para alunos da Univates interessados em realizar intercâmbio, a Assessoria para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (AAII) abre novo período de inscrições de 27 de agosto a 6 de setembro, no Setor de Atendimento ao Aluno (Prédio 9). São oferecidas mais de 50 vagas para 14 países, incluindo Bélgica, México e Peru. Outros países com opções de intercâmbio acadêmico são: Alemanha, Argentina, Bolívia, Chile, Canadá, Colômbia, Espanha, Finlândia, Inglaterra, Portugal e Suécia.

Neste semestre, 41 estudantes da Univates participam de intercâmbio no exterior – 23 por meio de convênios interinstitucionais e 18 pelo programa federal Ciência sem Fronteiras. A Instituição recebe 15 novos estudantes estrangeiros, além de três alunos que continuam seus estudos iniciados no primeiro semestre de 2014, totalizando 18 intercambistas na Univates.

Mais informações sobre intercâmbio podem ser obtidas com a AAII pelo e-mail aaii@univates.br ou pelo telefone 3714-7000, ramal 5309.

Texto: Nicole Morás

Ingrid Pinzon é colombiana