Estudantes de Ensino Médio simulam Conferência da ONU

Postado em 19/08/2014 13h30min

Por Tuane Eggers

Discutir as principais questões envolvendo a segurança e a paz no mundo e propor possíveis soluções para os problemas centrais da atualidade. Esses foram os objetivos da atividade realizada na manhã desta terça-feira, dia 19, na Univates, por estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Madre Bárbara, de Lajeado. A proposta foi desenvolver uma simulação da Conferência do Conselho de Segurança das Nações Unidas – ONU.

O evento de simulação acontece no Colégio Madre Bárbara há cerca de três anos. Neste ano, o curso de Relações Internacionais da Univates convidou a escola para realizar a atividade no câmpus, por meio de contato estabelecido pelo projeto de extensão Relações Internacionais para alunos da Educação Básica.

Nesta edição do evento, os temas debatidos foram questões envolvendo os países Síria, Iraque, Israel e Palestina, Ucrânia, República Centro-Africana, Afeganistão, Sudão/Sudão do Sul, Ruanda e Nigéria. Além disso, o vírus Ebola também esteve entre os assuntos debatidos durante a manhã.

De acordo com a coordenadora do curso de Relações Internacionais, professora Fernanda Wiebusch Sindelar, esse exercício é motivador para os alunos, já que eles estão estudando os temas há alguns meses. “Nossos alunos estão participando da atividade como ouvintes, mas também como avaliadores das propostas, já que eles têm uma formação maior e podem colaborar nesse sentido”, explicou ela.

Para a professora da disciplina de Geografia da turma de Ensino Médio, Elisabete Penz Beuren, estudar de forma tradicional todos os assuntos abordados pela conferência se tornaria muito cansativo. “Então, trabalhar dessa forma e poder abraçar uma causa, se envolvendo com o contexto de um país, se torna muito mais interessante. Além disso, é uma forma de poder absorver melhor o conteúdo”, ressaltou ela.

O estudante Kelvin Freitas dos Santos, de 17 anos, representou a Rússia na Conferência. “Foi uma preparação muito intensa. Meus colegas e eu pesquisamos diversos assuntos, mas não só sobre o nosso país, pois temos que ter conhecimentos amplos para poder avaliar as propostas”, destacou ele, acrescentando que a atividade despertou seu gosto por essas áreas.

Já a aluna Alessandra Martins, de 17 anos, esteve na mesa oficial do evento. “Nosso estudo foi bem diferente dos países, pois nós iniciamos nosso trabalho fazendo anotações sobre tudo o que tinha de relevante naqueles países em questão, e depois começamos a discutir sobre o que poderia solucionar esses problemas”, afirmou.

A estudante Letícia Bruxel, de 16 anos, participou do evento representando a China. Ela conta que seu grupo teve que se aprofundar em diversas questões, já que o país possui um regime de governo diferenciado. “A preparação começou há bastante tempo, com pesquisas sobre o nosso país e os demais, para sabermos como avaliar as propostas apontadas e podermos concordar ou não”, disse a estudante.

Saiba mais

O Conselho de Segurança da ONU foi estabelecido em 1946, no final da Segunda Guerra Mundial, e é composto por 15 países-membros – cinco permanentes e dez temporários. Sua função é a manutenção da segurança e da paz no mundo. Na atividade de simulação, 54 alunos representaram os países em grupos.

Entre os países e problemas debatidos pelo grupo estiveram a Síria, o Iraque, Israel e Palestina, a Ucrânia, a questão do sequestro de meninas e outros problemas da Nigéria, Bangladesh, as migrações para a Itália, o Sudão e Sudão do Sul, o Afeganistão e a República Centro-Africana. Os cinco países permanentes são a China, a França, a Rússia, os Estados Unidos e o Reino Unido. Já os membros temporários são Chade, Chile, Jordânia, Lituânia, Nigéria, Argentina, Austrália, Ruanda, Luxemburgo e Coreia do Sul.

Texto: Tuane Eggers

Simulação de Conferência da ONU abordou questões atuais de segurança e paz no mundo

Alessandra Martins, de 17 anos, esteve na mesa oficial do evento

O estudante Kelvin Freitas dos Santos, de 17 anos, representou a Rússia