Alunas de Design são finalistas de concurso nacional

Postado em 21/08/2014 09h42min

Por Tuane Eggers

Duas acadêmicas do curso de Design da Univates estão entre as finalistas do Prêmio Tok&Stok de Design Universitário. As estudantes Daniela Neumann e Rosana Fachini tiveram seus produtos, desenvolvidos na disciplina de Computação Gráfica II, escolhidos entre concorrentes de todo o país. Os trabalhos foram orientados pelo professor Rodolfo Rolim Dalla Costa.

De acordo com Rosana, o produto desenvolvido foi um banco baseado na filosofia Tok&Stok. Durante a disciplina, os acadêmicos aprenderam a utilizar os softwares Solid Works e Keyshot. “É a primeira vez que faço um produto, até porque minha área é o design gráfico. A sensação de estar entre os finalistas de um concurso grandioso e representar a universidade é muito empolgante e gratificante”, ressalta a acadêmica.

Rosana explica que é decoradora e adora os produtos da Tok&Stok. Por isso, ela comemora com a ideia de criar um banco que poderá ser produzido pela marca, levando sua assinatura para o mundo todo. “Desde o início levei fé no meu trabalho. O resultado, tanto do projeto quanto do concurso, me deixou muito orgulhosa e satisfeita”, completa.

A acadêmica Daniela Neumann conta que, assim como Rosana, também possui mais afinidade com a área do design gráfico. “Essa é a primeira vez que participo de um concurso e fiquei extremamente surpresa com o resultado. Não acreditei. Ver o meu projeto entre os finalistas é muito bom. Representar a Univates e o curso de Design nesse concurso é motivo de muito orgulho”, comemora a aluna.

O professor Dalla Costa afirma que também ficou muito feliz ao saber que duas de suas alunas estavam na final do concurso, um dos mais importantes do país, que abordou o tema “banco” na sua edição de 2014. Segundo ele, atuar no campo do design de produto foi um grande desafio para a turma, tendo em vista que a maioria dos acadêmicos estava mais voltada para a área da programação visual. “As duas alunas finalistas sempre mostraram interesse e dedicação com as atividades propostas, e mesmo com alguns obstáculos referentes à aplicação de metodologia projetual adequada, souberam arrematar os pontos e produzir um objeto de design”, salienta.

Para o professor, toda a turma merece reconhecimento, pois os alunos se esforçaram e fizeram uso das ferramentas que possuíam. Além disso, buscaram alternativas inovadoras para solucionar problemas, pensando sempre na qualidade de vida do usuário. Ele destaca, ainda, a importância de participar de concursos na área do design. “É a melhor forma de colocar em prática os conhecimentos obtidos no meio acadêmico, e isso deve ser disseminado nos cursos superiores da nossa área, pois propicia um bom currículo para os acadêmicos e para as instituições de ensino. O curso de Design da Univates merece os parabéns por estar produzindo mentes capacitadas para o mercado de trabalho, produção que só deve aumentar”, finaliza Dalla Costa.

A divulgação dos vencedores do concurso será feita na festa de premiação, prevista para ocorrer no mês de novembro. Após a ocasião, a avaliação individual dos projetos classificados estará disponível no site do concurso – www.tokstok.com.br/PremioTokStok.

Texto: Tuane Eggers

Da esquerda para a direita: Rosana Fachini, Rodolfo Rolim Dalla Costa e Daniela Neumann

Tuane Eggers

Tuane Eggers