Evento voltado a professores de Língua Inglesa e Espanhola ocorre no dia 29

Postado em 21/08/2014 14h02min

Por Tuane Eggers

No próximo dia 29 de agosto, a Univates realiza mais uma edição do evento realizado especialmente para professores e acadêmicos das áreas de idiomas. A partir das 8h, ocorre o XV Encontro Estadual de Professores de Língua Inglesa e o X Encontro Estadual de Professores de Língua Espanhola. A atividade acontece no auditório do Prédio 3 (Rua Avelino Tallini, 171 – Lajeado/RS).

Após o credenciamento, às 8h20min, será realizada abertura com apresentação artística feita pelos alunos bolsistas do Pibid, subprojetos de Letras Espanhol e Inglês. A programação segue com a palestra da professora doutora Gabriella Bulla, sobre Letramento em línguas adicionais e tecnologias.

A partir das 10h, os grupos de Língua Espanhola e Língua Inglesa assistirão a palestras distintas. Para o primeiro grupo, a atividade será sobre “Letramento Literario: um camino por la frontera uruguaya”, ministrada pelo professor Milton Hernán Bentancor. Para o segundo, o tema abordado será “Letramento em língua inglesa e tecnologias”, pela professora Gabriela Bulla.

O evento prossegue na parte da tarde, a partir das 13h30min, com atividades práticas, sendo algumas realizadas no Laboratório de Línguas do Interlínguas Univates. Nessa ocasião, novamente, os coordenadores serão a professora Gabriela Bulla na área do inglês e o professor Milton Bentancor no grupo de espanhol.

De acordo com uma das organizadoras dos encontros, professora Isabel Körbes Scapini, a atividade busca instrumentalizar professores de idiomas de cursos de graduação e de extensão da Univates e de outras instituições, além de professores de escolas de língua, graduandos dos cursos de Letras e interessados em geral. “O objetivo é socializar estratégias de ensino de línguas que enfatizem o uso de obras literárias e tecnologias da comunicação, a fim de tornar o ensino mais motivador e eficaz”, explica.

Além disso, o evento também busca oportunizar a reflexão entre os profissionais da área sobre metodologias atualizadas para o ensino de idiomas, concebendo a aquisição da língua estrangeira como um processo de construção e de interação. “Como destacamos o papel da literatura no ensino de línguas adicionais, neste ano estamos homenageando dois ícones: William Shakespeare na Língua Inglesa e Gabriel García Márquez no espanhol. Inclusive, as apresentações artísticas ilustrarão personagens das obras desses escritores”, acrescenta Isabel.

Inscrições podem ser feitas até a data do evento, pelo site www.univates.br/eventos. O investimento é de R$ 40,00 para alunos e professores da Univates e de R$ 60,00 para interessados em geral.

Detalhes podem ser conferidos com a equipe do projeto Tecnologia e Letramento em Línguas e Literatura, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5553, ou pelo e-mail projetoli@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

Evento homenageará dois ícones da literatura em línguas adicionais: William Shakespeare e Gabriel García Márquez

Tuane Eggers